A terceira edição do Rio Open apresentado pela Claro – ATP World Tour 500 e do WTA Internacional – será realizada entre 15 e 21 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro. O maior torneio de tênis da América do Sul – organizado pela IMM, holding de negócios nos setores de esportes e entretenimento – teve lançamento oficial nesta terça-feira (1) no Rio, já tem grandes nomes confirmados para a edição de 2016, como os espanhóis Rafael Nadal, primeiro campeão do Rio Open e um dos maiores ídolos do esporte, David Ferrer, atual campeão do torneio, o francês Jo-Wilfried Tsonga, 10º colocado no ranking mundial da ATP (Associação de Tenistas Profissionais) e o americano John Isner, 11º, vencedor do histórico jogo de Wimbledon, que teve duração de 11 horas e cinco minutos. Entre os brasileiros, Teliana Pereira, Thomaz Bellucci e Marcelo Melo estarão no torneio, que terá premiação de US$1,3 milhão para o ATP e US$ 250 mil para o WTA.
O evento terá novo horário para início das partidas. Os jogos, que nos anos anteriores começavam na parte da manhã, serão realizados a partir das 14h15, levando em conta as altas temperaturas do verão carioca.
O evento também marcou a estreia de uma etapa do circuito WTA no Rio de Janeiro e faz parte de um seleto grupo de treze torneios denominados ATP 500, sendo um dos mais importantes do calendário da ATP, o que o credencia como o maior evento esportivo anual da cidade, e um dos únicos torneios ATP 500 de saibro no mundo, junto com Barcelona e Hamburgo.
O Rio Open conta com patrocínio máster da Claro, e patrocínio do Itaú, como banco oficial do torneio, além de Rolex, Correios, Peugeot, Emirates, Ortobom, Tokio, Estácio, IRB, Pirelli, Stella Artois, Perrier, Nestea, Localiza, Shopping Leblon, Sextante e Granado. A Rede Windsor está confirmada como rede hoteleira oficial, a Asics será a responsável pelo material esportivo e a Head será a fornecedora da bola oficial do evento. A Breton irá fornecer móveis para o Corcovado Club e para o Players Lounge e Lídio Carraro – a vinícola boutique brasileira, oferecerá o espumante e vinho oficiais do torneio.
O evento é Incentivado pela Lei Estadual de ICMS do Governo do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude e conta com transmissão de todos jogos da quadra central em HD pelo Canal SporTV, além de transmissão internacional para mais de 180 países pela IMG media.
O Rio Open 2016 terá algumas atrações além dos jogos e treinos que acontecem nas nove quadras de saibro, do Jockey, sendo uma delas o estádio central, com capacidade para 6.200 pessoas: terá uma área interativa, a Leblon Boulevard, com stands, lojas e praça de alimentação. Em 2015, o torneio levou aproximadamente 55 mil pessoas para as arenas do evento. Foram 110 jogadores de 19 nacionalidades, 92 partidas, 350 jornalistas credenciados e transmissão para 182 países.