Realizado pela Data-Makers, estudo apontou que a obtenção de insights sobre consumidores é a principal motivação para o uso do data-driven

O estudo 'Líderes de Marketing & Marketing Data-Driven', realizado pela Data-Makers em parceria com a CDN Comunicação, apontou uma lacuna significativa entre o reconhecimento da importância da utilização dados e análises para orientar decisões e estratégias de marketing pelos líderes de marketing.

Apesar do reconhecimento universal sobre a relevância do marketing data-driven, a implementação ainda é falha. Nesse contexto, 100% dos CMOs entrevistados consideram o marketing data-driven importante, entretanto, apenas 61% das empresas o praticam.

Destes, 33% o praticam integralmente, e 28% parcialmente. Além disso, a maioria dos CMOs (72%) não está satisfeita com o desempenho de suas empresas em marketing data-driven, com 39% classificando o desempenho como ruim ou péssimo.

Por outro lado, os principais motivadores para a adoção do marketing data-driven são a obtenção de insights sobre consumidores (68%), a precisão na segmentação de clientes (64%), e a otimização da verba de marketing (55%).

A boa notícia é a projeção para os próximos 12 meses. A maioria das empresas (52%) planeja aumentar seus investimentos em marketing data-driven para 2025.

A competitividade também é um fator temerário, já que 78% dos CMOs avaliam que o desempenho de suas empresas em marketing data-driven é igual ou inferior ao de seus concorrentes. Entre as principais barreiras para adoção do marketing data-driven estão a ausência de recursos financeiros (58%) e a falta de conhecimento na equipe (46%).

A pesquisa, realizada em novembro de 2024, entrevistou 104 CMOs de empresas nacionais de todos os portes e setores.

(Crédito: Foto de Stephen Dawson na Unsplash)