O Brasil  conquistou três Leões de prata e um Leão de bronze em Design no Cannes Lions 2017. ‘The corruption converter’, da FCB para Estadão, ganhou duas pratas. ‘The colour of corruption’ (‘Vigie Aqui’), da Grey para Reclame Aqui, também levou prata. E ‘Favelagrafia’, da NBS para Apple, ganhou bronze. Tanto o trabalho da FCB quanto o da Grey têm um viés político. O primeiro trata-se de uma ferramenta que converte o dinheiro que foi destinado para corrupção em serviços públicos. Já o trabalho da Grey é um app que  colore o nome de políticos brasileiros envolvidos em corrupção.

“Eu defendi esses cases, porque acho que assim como a propaganda vem tratando da questão do gênero, está na hora de levantarmos essa bandeira contra a corrupção”, falou Mario Narita, presidente da Narita Design e jurado brasileiro na competição.

O resultado é um pouco inferior ao desempenho de 2016 e de 2015, quando o país conquistou sete Leões nos dois anos. No total,  o júri concedeu 112 Leões em Design este ano. Pela primeira vez na história do Cannes Lions, o Grand Prix da área foi conquistado pela Tailândia. O trabalho vencedor foi ‘The Unusual Football  Field’, criado pela AP Thailand Bangkok para Property Development, que aproveitava espaços para criar quadras de futebol para a população carente.