Filme também questiona expressão 'time de índio', utilizada recentemente por um técnico de futebol

Um grupo de publicitários brasileiros se uniu voluntariamente para criar uma campanha para o Gavião Kyikatejê Futebol Clube, o primeiro time de futebol profissional do Brasil formado por jogadores indígenas.

Fundado em 2009, o Gavião Kyikatejê cumpre todas as normas da CBF para que seja considerado profissional, mas nunca teve patrocinadores oficiais. A iniciativa abre cotas de patrocínio e convida marcas a apoiarem o time por meio de ações de marketing esportivo.

O coletivo se reuniu depois que um conhecido técnico de futebol da Série A, se referiu aos indígenas de forma grosseira para fazer uma alusão à desorganização do seu time em campo. A frase "não é um time de índios", causou controvérsia e estampou manchetes de jornais.

Embora tenha se desculpado publicamente, a fala do técnico expôs um problema recorrente no discurso público: a falta de letramento em relação aos povos originários do Brasil.

Os criativos Victor Toyofuku, Yohanna Ioshua e Henrique Louzada convidaram Thiago Balma, sócio-produtor executivo e a Luiz Whately, diretor de cena associado da produtora Balma Films, para desenvolver a campanha para promover o time indígena e questionar antigas ideias.

Ao percorrer caminhos criativos, o grupo foi envolvendo outros parceiros para participar do projeto. Filmado em 16mm pela Balma Films, o filme ganhou cenas de animação produzidas pela Dirty Work e trilha produzida pela Bumblebeat. A finalização foi um trabalho da pós-produtora Cuadro Post.