O anúncio foi feito durante painel no Rio2C e destacou como o audiovisual pode impulsionar o turismo e a cultura brasileira

Nesta sexta-feira (30), a Netflix levou ao Rio2C um painel para anunciar sua nova parceria com a Embratur, com a proposta de usar o alcance global das produções brasileiras para fomentar o turismo no país. Tanto de fora, quanto nacionalmente.

No evento, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e Mariana Polidorio, diretora de políticas públicas da plataforma, assinaram o acordo de cooperação entre as duas instituições.

A decisão pretende realizar ações conjuntas para posicionar o Brasil como destino turístico por meio das histórias já contadas na plataforma, além do lançamento de um guia de viagem com roteiros inspirados em conteúdos da Netflix.

“A própria Netflix mapeou isso com base na audiência global. Pessoas de outros países que assistem ao conteúdo brasileiro têm 3,5 mais chances de colocar o Brasil como destino prioritário de viagem”, disse Mariana. “Quando a gente fala de conteúdo, é ficção, documentário, reality. E todos ajudam a criar afinidade com os sotaques, com os jeitos, com a cultura brasileira”, continuou ela.

Marcelo Freixo, presidente da Embratur; Mariana Polidorio, diretora de políticas públicas da Netflix, e Fernanda Souza, atriz e apresentadora de Ilhados com a Sogra (Crédito: Marcos Serra Lima/Netflix)

Em vídeo campanha mostrado no painel, a plataforma resgatou cenários de produções como 'Cidade Invisível', gravada na Floresta Amazônica, 'Casamento às Cegas Brasil', com temporadas filmadas em destinos como Trancoso (BA) e Bom Jardim da Serra (SC), e 'Sintonia', que destaca as paisagens urbanas da periferia de São Paulo.

Marcelo Freixo destacou que a parceria acontece em um ótimo momento do turismo e do audiovisual no Brasil. “Só nos primeiros quatro meses de 2025, recebemos 4,4 milhões de visitantes internacionais. E no ano passado, o turismo estrangeiro gerou US$7,3 bilhões para o país”, disse.

Segundo ele, o Brasil já está prestes a bater a meta de 8 milhões de turistas ainda este ano, dois anos antes do previsto (2027)

“O turismo não é só sobre quem viaja, é sobre quem recebe. É geração de emprego e renda”, afirmou Freixo. “Essa parceria com a Netflix é estratégica. A gente sabe que 44% dos norte-americanos, por exemplo, escolhem destinos com base em conteúdos de entretenimento. Colocar o Brasil nesse radar, com a potência das nossas histórias, faz todo sentido”, explicou ele.

A atriz Fernanda Souza também participou do painel, representando a conexão entre as produções da Netflix e o interesse do público por locações reais. Fernanda apresenta 'Ilhados com a Sogra', reality desenvolvido no Brasil e gravado em praias brasileiras.

“O Brasil é um só, mas nunca foi um só”, resumiu Freixo. “E é essa diversidade que a gente quer mostrar para o mundo.”

A parceria casa com o recente posicionamento da Embratur para seu novo plano internacional de marketing, 'Brasis':