"Não corra. A velocidade não perdoa" é uma resposta à segurança viária no Estado, que em 2024 registrou 2.630 mortes no trânsito
"Imagine que você vem dirigindo a sua moto a 50 km/h e algo inesperado acontece. Você levaria alguns segundos até conseguir parar por completo. Agora, imagine que você estivesse vindo a 60 km/h", diz o texto, interrompido pelo som da batida. "10 km acima do limite. A diferença entre a vida e a tragédia."
É assim que é conduzido o roteiro da nova campanha do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), "Não corra. A velocidade não perdoa". Lançada para mudar comportamentos de risco, a campanha tem como alvo principal o excesso de velocidade.
A iniciativa é uma resposta direta ao atual cenário da segurança viária no Estado, que em 2024 registrou 2.630 mortes no trânsito - aumento de 12% em relação a 2023. A campanha foi desenvolvida em parceria com a Iniciativa Bloomberg para a Segurança Viária Global (BIGRS), com apoio técnico da Vital Strategies.
O filme principal, spots de rádio e anúncios, foram construídos a partir de uma metodologia baseada em dados, que incluiu consultas ao público-alvo para garantir sua máxima efetividade. A peça para TV é protagonizada por Bruno Santos, um motociclista que sobreviveu a um acidente. "Você está tendo a chance de aprender isso neste vídeo. Eu aprendi aqui, nesta rua", diz ele de sua cadeira de rodas.