Festival distribuiu 10 Ouros, 15 Pratas e 12 Bronzes, além de um GP
A 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, realizada no Centro de Convenções La Rural, em Palermo, na cidade de Buenos Aires, na Argentina, acaba de entregar um Grand Ojo para a Africa Creative, que conquistou o prêmio com o case ‘Uninterrupt ads’, criado para a cerveja Budweiser.
A campanha transformou anúncios, que usualmente são encarados pelas pessoas como uma interrupção do conteúdo, especialmente nas plataformas, em uma oportunidade de interação de marca, feita de forma descontraída e pertinente à abordagem proposta.
Segundo o case, existem mais de 500 músicas no mundo com Budweiser na letra, que já faziam propaganda não-oficial para a marca. Com a ideia da agência, elas se transformaram em anúncio no Spotify.
“Se alguém vai interromper a vibe da sua playlist não vai ser a cerveja por trás da música”, explica a ação criada para a marca da Ambev. “A campanha causou impacto sem interromper os consumidores”, reforçou o uruguaio Chelo Waintraub, fundador e CCO da From, agência da Argentina, e presidente do júri da categoria, que premiou um total de 17 trabalhos.
Ainda em Radio & Audio, as campanhas 'Don't mess with a princess', da Africa Creative para a Vivo, ganhou Bronze; e 'Rock DNA', da AlmapBBDO para Billboard Brasil, levou Ouro.
Confira os demais vencedores brasileiros:
Producción Audiovisual
'Ashe Versus', da TBWA Health para Moderna (três Ouros e uma Prata)
'Tormenta', da AlmapBBDO para O Boticário (um Ouro e duas Pratas)
'Impossible Journey', da Area 23 para Aster (duas Pratas)
'Jovem MK - Meu karma', da Africa Creative para Kondzilla (uma Prata e dois Bronzes)
'Aprendendo Juntos', da Publicis Brasil para Ninho, da Nestlé (Bronze)
'Push it to the limit', da Publicis (Outro) para Renault Brasil (Bronze)
'La Cura', da Africa Creative para Edirora Taverna (Bronze)
O brasileiro Fred Luz, diretor da O2 Filmes, liderou o julgamento das peças do El Ojo Producción Audiovisual.
Salud & Pharma
'No Add', da Lew´Lara\TBWA para a farmácia Pague Menos (dois Ouros)
'Outcare v2', da Havas Life para Hospital Samaritano (Ouro)
'La Cura', da Africa Creative para Editora Taverna (Prata)
'Trucker Napp', da AlmapBBDO para Volkswagen Brasil (Bronze)
Producción Gráfica
'Luces Negras', da AlmapBBDO para Bradesco Seguros (Ouro)
Eficácia
'Errata 88', da AlmapBBDO para Johnnie Walker, da Diageo (Ouro)
'De Alaska a Brasil: el grand viaje de McFish', da Galeria para McDonald´s (Bronze)
A brasileira Vanessa Brandão, diretora de marketing global do segmento core beer do grupo Heineken, presidiu o júri do El Ojo Eficácia.
Gráfica
'Over 30', da Lew'Lara\TBWA para Billboard Brasil (duas Pratas)
'Voice Actors', da Propeg Bahia para o centro de formação em língua inglesa Associação Cultural Brasil - Estados Unidos - ACBEU (Prata)
Producción de Audio & Sonido
'Uninterrupted Ads', da Africa Creative para Budweiser (Prata)
Design
‘Atacama Fashion Week’, da Artplan São Paulo para a ONG Desierto Vestido (duas Pratas)
'Luces Negras', da AlmapBBDO para Bradesco Seguros (Prata)
'50/50', da Lew´Lara\TBWA para Camil (Prata)
'Hauteam Couture', da Africa Creative para Brahma (dois Bronzes)
'Designed Posters', da Lola MullenLowe para Unilever Global (Bronze)
'Brahma Phone', da Africa Creative para Brahma (Bronze)
El Ojo Local
'Clean Sponsorship', da DM9 para Consul, da Whirlpool, foi eleita a melhor ideia do Brasil. Outras seis campanhas foram selecionadas: 'VW 70 anos', da AlmapBBDO para Volkswagen; ‘Atacama Fashion Week’, da Artplan São Paulo para a ONG Desierto Vestido; 'Reviews', da Africa Creative para Kraft Heinz; 'Errata at 88', da AlmapBBDO para Johnnie Walker, da Diageo; '5 days? Give me a break', da AlmapBBDO para O Boticário; e 'El atraco del crucero', da 404 - empresa de design e inovação da Galeria -, para Netflix.
Coca-Cola
Embora creditado para a VML México, o case 'Thanks for Coke-Creating' foi desenvolvido em parceria com a VLM Brasil. O trabalho conquistou um Ouro e dois Bronzes em Gráfica; um Ouro em Design; um Bronze em Producción Gráfica; e foi destacado no El Ojo Local como a melhor ideia do México.