Evento começou nesta quarta-feira (9), em São Paulo, e segue até o próximo domingo (13)
O brasileiro enxerga os games como fonte de entretenimento, como afirmou a Pesquisa Brasil Game, em estudo divulgado neste ano. O levantamento mostrou que 85,4% consideram que jogos eletrônicos são uma das suas principais formas de diversão. E esse número tende ainda a crescer. A pesquisa também revelou que 73,9% da população no Brasil afirma jogar algum tipo de game, aumento de 3,8 pontos percentuais em relação ao ano de 2023.
É dentro desse breve contexto que São Paulo recebe mais uma edição da Brasil Game Show, um dos principais eventos de games da América Latina. A BGS acontece no Expo Center Norte entre quarta-feira (9) e domingo (13). Marcelo Tavares, fundador e CEO da Brasil Game Show, conta que a BGS do ano passado bateu recorde de público, com 328.503 visitantes durante todos os dias de feira. Para este ano, ele espera casa cheia.
A BGS também está repleta de patrocinadores. Até o fechamento desta matéria, 44 marcas já tinham sido confirmadas como patrocinadores, divididas nas categorias Diamante, Ouro, Prata, Bronze e Cobre. Nintendo, Samsung, o game Path of Exile 2 e Monster Energy são patrocinadores na categoria Diamante. Na Ouro, são cinco cotas, onde estão marcas como JBL, LG e Terra, entre outras.
O fundador e CEO da Brasil Game Show afirmou que houve um aumento de quase 130% no número de marcas gamers e de conteúdo presentes no evento, em comparação à BGS 2023 – contando patrocinadores, expositores, estúdios independentes e outros parceiros. Algumas dessas marcas estão vindo pela primeira vez, como a Pocket Pair, a Arc System Works e a Japanese Drift Master (jogo de corrida hiper-realista). Outras retornam depois de algumas edições, como a Blizzard.
Tavares fala que o público gamer é extremamente receptivo a experiências interativas. “A BGS é um ambiente no qual esse público fortalece laços dentro da própria comunidade e, mais importante, com as marcas. Isso faz com que o evento seja uma oportunidade única para que as empresas se apresentem e se aproximem dessas pessoas ou façam a manutenção de suas imagens”, afirmou.
Além disso, o executivo destacou que o consumo está digitalizado, não só pelo ato da compra, mas também pela experiência que o consumidor vivencia e pelo imaginário que ele constrói das companhias. “Mas isso é enriquecido pelo convívio presencial e físico entre as duas partes. A BGS é uma das oportunidades de essas marcas se mostrarem presentes, interessadas e antenadas com esse público”, finalizou.