Nova identidade adota linguagem mais moderna e conectada ao grupo-alvo
O Instituto Proa, organização sem fins lucrativos, lançou uma nova identidade visual, assinado pela Droga5.
A organização conecta jovens de periferias brasileiras ao mercado de trabalho formal. O rebranding contempla o posicionamento da instituição, com novo logotipo, paleta de cores, tipografia e linguagem nas redes sociais.
A mudança reflete o momento de expansão e modernização do Proa, que busca se aproximar ainda mais dos estudantes de 17 a 22 anos, público-alvo de seus cursos gratuitos de formação profissional.
“Nossa intenção é reforçar nosso papel como referência em formação profissional e empregabilidade no Brasil. E isso agora será ainda mais trabalhado em nossa comunicação visual e verbal”, afirma Alini Dal’Magro, presidente e CEO do Instituto Proa.
O novo logotipo transforma a letra ‘A' em um símbolo de direção e navegação, reforçando o conceito de progresso e movimento. A paleta de cores mantém o azul, o branco e o preto como tons principais, adicionando novas cores secundárias, sendo: amarelo, laranja, bordô e cinza. Já a tipografia Clash Grotesk foi escolhida para garantir precisão e legibilidade em diferentes plataformas.

Mais do que uma atualização estética, o rebranding marca também a consolidação do posicionamento da instituição como ponte entre potencial e oportunidade. “Falamos a língua do mercado sem perder a conexão humana [...] O tom de voz da instituição une profissionalismo e humanidade, criando vínculo com o público e sendo porta para promover impacto concreto na vida de milhares de brasileiros”, completa Alini.
A linguagem adotada passa a ser mais clara, leve e inspiradora, destacando o protagonismo dos jovens nas narrativas e campanhas do instituto. O novo posicionamento acompanha o crescimento da organização, que já formou mais de 30 mil estudantes e apoiou a contratação de 18 mil jovens em empresas de diversos setores.