Ao passar a fazer do Grupo SBF, a agência, responsável por eventos como Uphill Marathon e o XTerra, está desenvolvendo projetos com Centauro e Nike

A agência de eventos esportivos X3M está vivendo um novo momento após ser adquirida pelo grupo SBF, dono da Centauro e da Fisia, distribuidora oficial da Nike no Brasil, e da plataforma de mídia NWB, da sportstech OneFan e da FitDance.

“Acelerou tudo, pegamos carona em um foguete”, afirma Bernardo Fonseca, fundador e CEO da empresa, que cresceu no mercado esportivo com eventos em que a experiência sempre foi um valor muito presente, como a Uphill Marathon e o XTerra.

Ao passar a fazer do Grupo SBF, que busca criar um ecossistema para conectar a diversas práticas esportivas e falar com vários públicos, a expectativa de Fonseca é levar os projetos proprietários a outros patamares e avançar em ações com as outras empresas da rede, com as quais vê uma integração atual na casa dos 70%.

“A gente já está crescendo antes de plugar”, explica. “X3M é o única agência de entretenimento esportivo que tem 250 lojas para interagir de alguma forma, um canal tão midiático como o FitDance, uma geradora de conteúdo como a NWB. Estamos navegando aos poucos, mas já estamos surfando um negócio que nos enche de orgulho”.

Fonseca: Estamos navegando aos poucos, mas já estamos surfando um negócio que nos enche de orgulho (Foto: divulgação)

O desenvolvimento de projetos no grupo tem sido puxado pela varejista esportiva. Para ela, criou uma corrida de revezamento de 21 km, a “Centauro Reveza”, com, início em setembro em São Paulo, com a proposta de construir comunidades e oferecer um formato com diferentes percursos; e também a Black Friday Race, prevista para São Paulo e Rio Janeiro, na época do tradicional saldão, onde os atletas poderão coletar descontos, posicionados em QR Codes, à medida que avançam na distância -  os mais rápidos podem ter prêmios ainda melhores.

E ainda um evento com o espectro mais amplo, o “FitFestival”, que deve ser realizado em novembro em São Paulo, dialogando com a comunidade fitness e, de tabela, conectando a plataforma FitDance.

“Um dos pilares que a Centauro quer e buscou com a gente é construir projetos”, diz Fonseca, para quem essas ações mostram um pouco das estratégias e diferentes conceitos que a agência pretende entregar. Além disso, a X3M também está produzindo o “Troféu Nike", recém-criado pela fabricante de material esportivo para dialogar com a comunidade de corredores.  

Isso acontece ao mesmo tempo em que os eventos proprietários continuam a crescer. A Uphill Marathon, conhecida pelo percurso da Serra do Rio do Rastro (SC), ganhou a versão Serra dos Órgãos (RJ) no ano passado e terá mais duas edições em 2022, Nova Friburgo e Corcovado, ambas no Rio de Janeiro. São novos destinos e também distâncias, tanto para atrair iniciantes quanto para testar limites dos desbravadores - em 2023, terá uma versão com 170 km na Serra do Rio do Rastro. E o XTerra expandiu a franquia, tem novos formatos e até mais televisivos.

Essa aceleração fez a agência dobrar de tamanho em números de colaboradores e em espaço depois do ‘deal’, com o ganho de musculatura e entrada de investimentos. “A X3M continua contratando”, afirma empolgado o executivo e também atleta.

A receita, antes entre 90 e 95% proveniente dos eventos proprietários, com o pagamento das inscrições pelos atletas, agora caminha para uma maior diversificação entre os pilares sobre os quais atua. 40% dos proprietários; 40% tailor made, que é a criação de projetos para marcas como os eventos da Centauro; e 20% de produção, como o exemplo da Nike, que envolve a operacionalização da ideia.