Marca está lançando campanha global, a #BreakThePattern, com a qual busca inspirar as pessoas para que adotem novos comportamentos

O problema do descarte de roupas que ainda possuem vida útil levou a Eletrolux a lançar uma campanha global, a #BreakThePattern (Quebre o padrão), com a qual busca inspirar as pessoas para que adotem novos comportamentos e cuidem das suas peças.  

O descarte acelerado de roupas tem se transformado em um grave problema do ponto de vista de sustentabilidade, seja pelo uso dos aterros sanitários seja pela demanda de insumos para a produção de novas peças. Globalmente, cerca de 73% de todo o lixo têxtil vai parar em aterros ou é incinerado, de acordo com dados da Ellen MacArthur Foundation.  

Daí, a escolha da marca para gravar a campanha no deserto de Atacama, no Chile, conhecido como segundo maior cemitério de roupas do mundo. Informações da Unece (Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa) apontam que 21 bilhões de toneladas de roupas chegam aos aterros sanitários todos os anos. No deserto do Atacama, o número é de que aproximadamente 39.000 toneladas de roupas são descartadas anualmente.

“Não restam dúvidas de que precisamos mudar a forma como usamos e cuidamos de nossas roupas. As pesquisas dizem que, se prolongarmos em apenas nove meses a vida útil de nossas roupas, é possível reduzir em 20% a 30% do impacto na pegada de carbono, recursos hídricos, bem como o lixo produzido. Para isso, existem diferentes maneiras: consertar ou reformar as roupas e, quando as roupas precisarem ser limpas, arejá-las, limpá-las a vapor ou lavá-las de uma maneira mais sustentável”, afirma Ana Peretti, diretora de marketing para Electrolux América Latina.

A companhia quer que as roupas durem o dobro do tempo com metade do impacto ambiental até 2030. Para isso, se propõe a democratizar tecnologias que melhoram o trato com as roupas e auxiliam na otimização de recursos como água e energia, além de colocar no mercado produtos mais eficientes sob a perspectiva de sustentabilidade.

Como parte da estratégia, a marca convidou a dupla de designers sueca Rave Review para criar a primeira coleção com o uso de peças descartadas no cemitério do deserto do Atacama. A ideia é chamar a atenção para o problema e ressignificar as roupas, buscando provocar novos comportamentos.

A ação global está sendo realizada na Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Peru, Polônia, Suécia, Suíça, França, Itália, Inglaterra, Vietnã, Samoa, Israel, Estados Unidos e Canadá.