A 5ª edição do Culture Next apontou que essa parcela da população ouviu mais de 560 bilhões de músicas e mais de 3 bilhões de episódios de podcast

A geração Z aumentou o seu consumo de música e podcasts em 76% no primeiro semestre de 2023. Esse dado foi apresentado na quinta edição do 'Culture Next', relatório anual de cultura e tendências globais do Spotify Advertising.

De acordo com o levantamento, somente nesses seis primeiros meses do ano, essa parcela da população ouviu mais de 560 bilhões de músicas e mais de 3 bilhões de episódios de poscast.

Além disso, o 'Culture Next' também apontou as três principais tendências de 2023 entre o público jovem. A primeira delas são os "Mergulhos culturais", que refletem o aprofundamento das experiências culturais dos ouvintes por meio das imersões no mundo da música e dos podcasts.

Neste caso, o estudo mostrou que a geração Z quer romper com a superficialidade encontrada nas redes sociais e descobrir mais sobre a cultura, o mundo e sobre si mesmos, indo de encontro com os mixes de músicas editoriais e personalizados como os recursos Match, Niche Mixes e DJs disponibilizados pelo streaming.

De acordo com a pesquisa, essa parcela da população usou o DJ de inteligência artificial, disponibilizado pela plataforma em fevereiro de 2023, para escutar mais de 1,5 bilhão de minutos de música e recomendações. Além disso, a geração Z representou cerca de 58% de todas as playlists Match compartilhadas no Brasil no primeiro semestre de 2023, criando conexões mais profundas com amigos4.

Com o aumento da popularidade dos podcasts no Brasil no último ano, o estudo apontou que a geração Z está consumindo cada vez mais categorias como Crime e suspense (111%), Ciência (84%) e Esportes (67%).

Outra tendência levantada pelo relatório é a "Fazendo escola", que aponta que os podcasts estão na linha de frente da educação, moldando as mentes da nova geração.

O 'Culture Next' revelou que, no Brasil, a geração Z representou mais de 148 milhões de streamings de podcast no Spotify no primeiro semestre de 2023, gerando um aumento de 68% em comparação com o ano anterior.

Na plataforma, as horas ouvidas por essa geração na categoria Educação aumentaram 80% em relação ao ano passado no Brasil e 77% dos ouvintes nascidos entre a segunda metade da década de 1990 e o ano de 2010 no Brasil afirmam que os podcasts ensinam sobre assuntos que eles gostariam de ter aprendido na escola.

A última tendência apontada é a "Cultura viral", que mostra como as culturais locais se espalham pelo mundo com velocidade.

Segundo o relatório, no Brasil, 75% da geração Z acredita que "tendências virais fazem a cultura evoluir mais rápido" e 40% deles afirmaram que ouviram algum podcast em velocidade acelerada no último ano, enquanto 58% revelou que acelerou músicas.

Por fim, o estudo mostrou que a geração Z tem 28% a mais de propensão de ver a música como um portal para outras culturas, em relação a 2021, enquanto 86% afirma que consumiu músicas ou podcasts para conhecer outras culturas e experiências diferentes e 72% afirmou gostar de música em outros idiomas, um aumento significativo em relação a 2021 (64%).