Uma das estratégias da empresa espanhola está na aquisição de outras agências; neste ano, foram três
Em fevereiro, a LLYC confirmou a aquisição da Lambert Global, uma empresa americana de comunicações estratégicas e marketing integrado. Em maio, foi a vez da colombiana Dattis Comunicaciones. A última aquisição aconteceu em junho, quando a LLYC adquiriu a Zeus.
Nos últimos três anos, a LLYC tem focado em um plano robusto de aquisições, que já são 14 até o momento. De acordo com o CEO global Alejandro Romero, a estratégia já resultou em um aumento de 14% no final de 2023.
"Nosso objetivo é integrar companhias que ajudem a fortalecer e ampliar ainda mais nossa proposta de valor atual, complementada por uma visão de geografias estratégicas como são o Brasil, México e Estados Unidos", disse Romero.
Nesta entrevista, o executivo também detalha os planos da empresa de duplicar de tamanho nos próximos cinco anos.
A LLYC está com uma estratégia robusta de aquisições a fim de duplicar o tamanho da empresa nos próximos cinco anos. Como está desenhada essa estratégia e como ela se desdobrará ainda neste ano?
Nossa estratégia de crescimento tem um importante componente inorgânico, mas sempre na base do crescimento orgânico. Por tal razão, nosso objetivo é integrar companhias que ajudem a fortalecer e ampliar ainda mais nossa proposta de valor atual, complementada por uma visão de geografias estratégicas como são o Brasil, México e Estados Unidos.
Quais são as empresas à vista dessas aquisições?
Nessa estratégia de complementaridade de nossa oferta temos um especial olhar para companhias especializadas em tecnologia, criatividade e marketing. Mas também queremos continuar fortalecendo nossa oferta global em relações governamentais e endomarketing.
Como a estratégia de aquisições em mercados-chave, como Colômbia, México, Espanha, Estados Unidos e Brasil, impacta o crescimento orgânico da LLYC?
Em dois aspectos muito importantes: no âmbito da especialização com uma orientação clara a ampliar nossas capacidades em marketing, criatividade ou paid media; mas também na nossa oferta em geografias, como foi a aquisição da Lambert, que ampliou nossa presença nos Estados Unidos; e a mais recente da Dattis, na Colômbia, que nos consolida como a maior agência do país e presença em Bogotá e Medellín.
Quais são os desafios e oportunidades envolvidos na meta da LLYC de duplicar de tamanho nos próximos cinco anos?
A maior oportunidade é, sem dúvida, aumentar a nossa capacidade de dar resposta aos desafios dos nossos clientes de uma forma cada vez mais abrangente e em contextos cada vez mais complexos. Desafios sempre são muitos, e eles nos motivam. Um deles é de acompanhar esse crescimento com o desenvolvimento do nosso talento, criando cada vez mais oportunidades de carreira para o principal ativo de nossa companhia: as pessoas.
Como a LLYC conseguiu aumentar suas receitas operacionais em 14% e suas receitas totais em 13% em 2023?
O crescimento só é possível quando conseguimos traduzir nossa proposta de valor em resultados tangíveis para os nossos clientes. E dando mais e melhores soluções aos desafios cada vez mais complexos que rodeiam a realidade dos nossos clientes no mundo todo.
Quais são os fatores que levaram ao aumento de 24% no lucro líquido da LLYC no ano passado?
Além de manter um planejamento responsável com uma visão clara de gestão, o mais importante é acreditar que é possível criar soluções integradas de maior valor agregado para nossos clientes e altamente conectadas com as necessidades diretas do seu negócio.
Como sua liderança e trajetória, considerando que você começou na LLYC como estagiário e agora é CEO global, impactam a cultura e estratégia da companhia?
Um elemento essencial de nossa cultura e estratégia de crescimento reside precisamente no plano de desenvolvimento do nosso talento que se traduz em um modelo de sócios profissionais constituído, em grande medida, por pessoas que cresceram profissionalmente na LLYC. Essa sempre foi a visão do José Antonio Llorente, nosso sócio fundador, e parte importante de seu legado. De certa forma, ter hoje um CEO que fez esse percurso, é um exemplo claro disso.