Anne Napoli, diretora de marketing da Friboi, fala sobre estratégias da marca para ganhar share

O sonho de toda marca é se tornar sinônimo de categoria. Não à toa, a Maturatta Friboi vem fazendo um trabalho de comunicação para virar referência de carne para churrasco - em 24 de abril, é comemorado o Dia do Churrasco no Brasil.

Segundo Anne Napoli, diretora de marketing da Friboi, Maturatta é a quarta marca em share valor pela Nielsen (antecedida por outras marcas da Friboi). “Maturatta Friboi vem se posicionando de forma expressiva por meio de um plano 360°”, destaca a executiva. A assinatura da marca é ‘Maturatta é churrasco e ponto’, assinada pela Lew’Lara\TBWA.

Confira a seguir a   entrevista em que ela fala também sobre estratégias e inovações.

Referência
Maturatta Friboi é marca referência de carne bovina para churrasco. Contempla atualmente 16 cortes no portfólio, com opções com osso, sem osso, resfriadas, congeladas e steaks, indicados para garantir a melhor experiência de churrasco, além da linha de hambúrgueres de carne 100% bovina e o novo lançamento, linguiça de costela 100% bovina.

Churrasco
Maturatta Friboi é a marca para todos que amam churrasco: para os que gostam de preparar, para os que gostam de organizar o evento do churrasco e para os que simplesmente gostam de comer churrasco. A assinatura da marca é ‘Maturatta é churrasco e ponto’, assinada pela Lew’Lara\TBWA, agência de comunicação da marca. Maturatta Friboi vem se posicionando de forma expressiva por meio de um plano 360°: no PDV por meio dos seus “Espaços churras” nos diversos supermercados do país, via comunicação digital, OOH, rádio e em eventos especializados, com a participação dos mestres churrasqueiros embaixadores da marca.

Anne Napoli: “Maturatta Friboi é a marca para todos que amam churrasco” (Divulgação)

Aposta
Maturatta Friboi foi inovadora em lançar uma linha de hambúrgueres com carne 100% bovina com cortes de churrasco. Hambúrguer no churrasco vem crescendo no Brasil e foi a aposta da marca. Deu tão certo que após seis meses de lançamento a marca já era líder no segmento de hambúrguer bovino.

Paixão
Churrasco é uma paixão nacional, pensando nisso, Maturatta Friboi está disponível nos principais supermercados do Brasil por meio do ‘Espaço churras’, que entrega num único local uma solução completa para o churrasco. Além disso, Maturatta Friboi tem presença nos principais eventos de churrasco do Brasil. A marca vem inovando para trazer um portfólio completo de cortes e produtos para churrasco.

Awareness
O nível de conhecimento da marca Maturatta Friboi depende de cada região. Por exemplo, no Rio e em São Paulo, a marca já é mais consolidada no território churrasco. Existe oportunidade de fortalecer a comunicação da marca em outras regiões do Brasil, como Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

Share
Friboi é líder absoluta em share na categoria de carne bovina pela Nielsen. Também é quatro vezes Top of Mind na categoria. Seguida de outras marcas da Friboi, Maturatta é a quarta em share valor pela Nielsen.

Comunicação
A Lew’Lara\TBWA sempre foi um parceiro estratégico na construção das marcas da Friboi. No início, quando decidimos colocar marca na carne destacando atributos de qualidade de origem e a expertise em carne, e nos dias de hoje, quando nos deparamos com um mercado ainda mais qualificado e para o qual buscamos uma entrega segmentada por meio de diversos territórios: dia a dia, churrasco, gourmet. É um trabalho de consistência.

Planos
O objetivo é continuarmos fortalecendo a comunicação da marca por meio de um plano robusto de digital, OOH, rádio, e eventos, entre outros, assim como seguiremos liderando inovações, a exemplo dos nossos recentes produtos, como o hambúrguer bovino e a linguiça de costela 100% bovina, que nos permite entrar em territórios e experiências diferentes.

Leia a entrevista completa na edição do propmark de 22 de abril de 2o24