Empresa consolidou o conceito de grade, de conteúdo e comercial, e figura como a segunda maior do mundo por apostar na criatividade
A TV Globo foi fundada em 1965, exatamente no dia 26 de abril. O mesmo ano da promulgação da Lei 4.680, que definiu as principais regras para o negócio da publicidade no Brasil como remuneração, o papel das agências, o modelo full service, compliance. A consolidação é resultado de um arcabouço construído por uma geração de profissionais, entre os quais Petrônio Correa e Luiz Macedo, fundadores da MPM; Caio Domingues, da Caio Domingues Propaganda, mas que antes trabalhava na Grant e Almap, por exemplo; e Cícero Leuenroth, fundador da Standard, hoje Ogilvy. Treze anos depois, quando o mercado já estava mais amadurecido, lançou seu código de ética na terceira edição do Congresso Brasileiro de Propaganda, assim como o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), a Globo criou o projeto Profissionais do Ano, rebatizado recentememte para a sigla PPA, mas conservando o slogan ‘Nada substitui o talento’. São 60 anos de história. Haja emoção! O que pinta de novo...
O fundador das Organizações Globo, Roberto Marinho, sempre se fixou em jornalistas e publicitários nas suas empresas. Alguns começaram no jornalismo, como Mauro Salles, primeiro diretor de telejornais e programação da emissora, mas após um ano deu início à Salles Propaganda, atualmente Publicis Brasil. Passaram pela sua direção nomes como José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, e Octávio Florisbal, ligados à propaganda.
Seis décadas depois, a Globo Comunicação e Participações não tem comparação no mercado brasileiro de mídia. É a segunda maior TV do mundo, atrás da americana ABC, e figura em 34° no ranking da inglesa Brand Finance, para o Brasil, com valor de mercado de R$ 2,8 bilhões, sendo a única emissora listada na pesquisa. Manuel Belmar, diretor de produtos digitais, finanças, jurídico e infraestrutura, disse recentemente no evento International Academy Day, junto com o Emmy Awards, que a emissora tem um caixa de R$ 13,6 bilhões. As receitas oriundas da venda de publicidade omnichannel, vendas e serviços foram de R$ 16,42 bilhões, 9% maior do que em 2023. Com expectativa de superar em 2025.

Este ano, a emissora esteve mais uma vez no SXSW em Austin, no Texas, orientada pelo tema ‘100 anos de inovação em um dos principais grupos de mídia do mundo’. A diretora de negócios Manzar Feres explica por meio de comunicado: “O avanço tecnológico transformou a forma como as pessoas consomem conteúdo. Em um futuro próximo, com a TV 3.0, vamos conseguir conversar com as pessoas em um único ambiente, que vai unir o linear e o digital. Falar e ouvir o que elas têm a dizer, em tempo real. E isso é muito poderoso. Teremos condições de analisar de forma muito precisa como os brasileiros estão se relacionando com nosso conteúdo, quais as demandas e interesses. Interatividade que poderá ser aproveitada também pelo mercado publicitário. Já temos realizado alguns testes, experiências que ganharão escala com a possibilidade de novos formatos”.
Leia a matéria completa na edição do propmark de 21 de abril de 2025