Empresa consolidou o conceito de grade, de conteúdo e comercial, e figura como a segunda maior do mundo por apostar na criatividade

A TV Globo foi fundada em 1965, exatamente no dia 26 de abril. O mesmo ano da promulgação da Lei 4.680, que definiu as principais regras para o negócio da publicidade no Brasil como remuneração, o papel das agências, o modelo full service, compliance. A consolidação é resultado de um arcabouço construído por uma geração de profissionais, entre os quais Petrônio Correa e Luiz Macedo, fundadores da MPM; Caio Domingues, da Caio Domingues Propaganda, mas que antes trabalhava na Grant e Almap, por exemplo; e Cícero Leuenroth, fundador da Standard, hoje Ogilvy. Treze anos depois, quando o mercado já estava mais amadurecido, lançou seu código de ética na terceira edição do Congresso Brasileiro de Propaganda, assim como o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), a Globo criou o projeto Profissionais do Ano, rebatizado recentememte para a sigla PPA, mas conservando o slogan ‘Nada substitui o talento’. São 60 anos de história. Haja emoção! O que pinta de novo...

O fundador das Organizações Globo, Roberto Marinho, sempre se fixou em jornalistas e publicitários nas suas empresas. Alguns começaram no jornalismo, como Mauro Salles, primeiro diretor de telejornais e programação da emissora, mas após um ano deu início à Salles Propaganda, atualmente Publicis Brasil. Passaram pela sua direção nomes como José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, e Octávio Florisbal, ligados à propaganda.

Seis décadas depois, a Globo Comunicação e Participações não tem comparação no mercado brasileiro de mídia. É a segunda maior TV do mundo, atrás da americana ABC, e figura em 34° no ranking da inglesa Brand Finance, para o Brasil, com valor de mercado de R$ 2,8 bilhões, sendo a única emissora listada na pesquisa. Manuel Belmar, diretor de produtos digitais, finanças, jurídico e infraestrutura, disse recentemente no evento International Academy Day, junto com o Emmy Awards, que a emissora tem um caixa de R$ 13,6 bilhões. As receitas oriundas da venda de publicidade omnichannel, vendas e serviços foram de R$ 16,42 bilhões, 9% maior do que em 2023. Com expectativa de superar em 2025.

Grandes nomes da propaganda brasileira participaram do júri do Profissionais do Ano, entre os quais Sergio Gordilho, Fabio Fernandes, Luiz Sanches, Rafael Urenha e Laura Esteves (Divulgação)

Este ano, a emissora esteve mais uma vez no SXSW em Austin, no Texas, orientada pelo tema ‘100 anos de inovação em um dos principais grupos de mídia do mundo’. A diretora de negócios Manzar Feres explica por meio de comunicado: “O avanço tecnológico transformou a forma como as pessoas consomem conteúdo. Em um futuro próximo, com a TV 3.0, vamos conseguir conversar com as pessoas em um único ambiente, que vai unir o linear e o digital. Falar e ouvir o que elas têm a dizer, em tempo real. E isso é muito poderoso. Teremos condições de analisar de forma muito precisa como os brasileiros estão se relacionando com nosso conteúdo, quais as demandas e interesses. Interatividade que poderá ser aproveitada também pelo mercado publicitário. Já temos realizado alguns testes, experiências que ganharão escala com a possibilidade de novos formatos”.

Leia a matéria completa na edição do propmark de 21 de abril de 2025