Marca está prevendo um investimento em torno de R$ 12 milhões neste ano
Com planos de totalizar 28 carregadores elétricos pelas estradas e rodovias do Brasil até fevereiro de fevereiro de 2024 e um investimento estimado de R$ 12 milhões, a Volvo reforça a mensagem de que o futuro do mercado automotivo é a eletrificação.
O anúncio do aumento dos postos de abastecimento foi realizado na última segunda-feira (13), durante o "Volvo Summit 2023", evento que apresentou os planos e metas da empresa para o ano.
Com a nova fase de eletrificação, a empresa contará com sete estados e quase 10 mil quilômetros de rodovias cobertos pelos eletropostos, além de uma parceria com a Vibra.
“Estamos expandindo e colocando mais opções para os proprietários de carros elétricos fazerem viagens intermunicipais e até mesmo interestaduais. O que antes era um grande gargalo para os proprietários de carros elétricos, a Volvo está transformando em solução”, afirmou Marcelo Godoy, diretor de Finanças Volvo Cars América Latina e de Operação de Infraestrutura de Carregamento Brasil.
Além do anúncio da segunda fase da eletrificação, a empresa também anunciou o lançamento de dois carros, que devem chegar ao Brasil em 2024, sendo eles o EX90 e outro que tem a proposta de ser um carro mais acessível ao público que ainda não foi revelado.
Durante o evento, o PROPMARK conversou com Viviane Gonçalves, gerente de marketing da Volvo para entender como a empresa pretende traçar as estratégias de comunicação para 2023.
Quais são as estratégias de comunicação que a Volvo vai aplicar em 2023?
Como uma marca Global, muitas das estratégias de campanhas acabam sendo desenvolvidas lá fora e servindo globalmente, mas o Brasil está na frente de outros países. Mas, às vezes, o que a gente recebe do global (falando sobre as campanhas em si e não dos produtos) como os materiais de educação com foco em ensinar esse novo hábito do carro elétrico, acaba não sendo o suficiente para cá e, então, nós desenvolvemos algumas coisas por aqui mesmo. Para esse ano, nós teremos a revelação de um novo modelo no segundo trimestre que, além de ser uma SUV 100% elétrica, vai ser o nosso carro mais sustentável. Essa vai ser uma campanha com bastante peso, falando sobre o que esse carro vai proporcionar, como ele vai ser versátil, por ser uma SUV menor dos que os outros que temos. Nós planejamos uma expansão dessa comunicação. Agora, nessa parte de produto e marca, nós colocamos uma pessoa no time que é dedicada, exclusivamente, a pensar campanhas que falem sobre o hábito de carregar o carro e divulgar os eletropostos.
O público da Volvo equivale a 2% da população nacional. Com a chegada desse novo carro, como vocês pretendem aumentar essa porcentagem?
Eu acho que vai ser um dos maiores desafios desse ano, com certeza. Porque, de fato, somos uma marca premium e, hoje, conversamos com uma parcela pequena da população. Nós vamos precisar chegar numa parcela maior que talvez ainda não considere um Volvo, mas quando chegar a um veículo com uma determinada faixa de preço, eles vão ver que a gente já vai estar compatível com outras marcas de massa. Esse desafio vai começar desde já, porque esse novo carro vai ser revelado em 2023, mas chega no Brasil só em 2024, por volta de abril, então estamos começando a falar sobre isso agora justamente para cativar um público novo, apresentar a marca, apresentar o carro elétrico e criar essa relação para quando o carro chegar, nós podermos focar na tecnologia e no preço. Esse segundo semestre vai ser focado na construção dessa base.
Vocês tem alguns influenciadores com muita penetração entre as pessoas, como a Rebecca Andrade e a Maisa. Qual é a importância delas para apresentar a marca para essa parte da população que ainda não é público de vocês?
Eles são essenciais e a nossa estratégia com eles é, justamente, que fiquem na marca por um longo tempo. Nós fazemos questão de que eles dirijam o carro e vivam a experiência do carro para conseguirem comunicar isso para as pessoas. Além deles, nós temos buscado também outras formas de estar presente na memória do público, como por exemplo as aparições dos carros em novelas da Globo, emprestamos um XC40 elétrico para a série da Netflix "Queer Eye Brasil"... Essas são formas de termos o carro presente e despertando a curiosidade de público em várias plataformas.
A Fórmula E vai desembarcar no Brasil neste ano. A Volvo tem algum plano de participar dessa corrida? Como vocês olham para o esporte?Nós olhamos sim para o esporte, mas a corrida não é a atividade que tem maior compatibilidade com a Volvo. Por ser um esporte sobre velocidade, chegar em primeiro e tudo isso, acaba que não conversa com a mensagem de segurança que a Volvo carrega. Então, por padrão global, nós não olhamos a corrida como algo oportuno para a marca, mas temos outros esportes que combinam mais com a gente, como por exemplo a corrida de regatas que dá a volta ao mundo, chamada "The Ocean Race". São barcos a vela que passam por várias regiões, incluindo o Brasil, e nós somos parceiros do campeonato. É um esporte diferente, mas tem tudo a ver com sustentabilidade, tem a missão de prezar pela saúde dos oceanos e combina bastante com a gente. No Brasil, apesar de não termos nenhum patrocínio oficial, nós temos uma parceria com o São Paulo Futebol Clube, com um camarote no estádio, e essa foi uma forma que encontramos de oferecer uma experiência Volvo para um esporte que é a cara do país e conversa com todas as classes sociais.