De acordo com um levantamento interno, 7 em cada 10 pessoas compram algum produto influenciadas por conversas no Twitter
Compras e consumo são assuntos permanentes no Twitter e que costumam impactar quase três vezes mais do que a média de tweets na plataforma. De acordo com estudo realizado pelo Twitter, entre janeiro e agosto de 2022 foram registradas mais de 48 bilhões de visualizações de tweets sobre esse assunto no Brasil.
Além de ser um lugar que favorece a movimentação de conversas sobre consumo, a plataforma também serve de termômetro para que os consumidores possam avaliar os produtos desejados. Segundo a rede social, são contabilizadas mais de 600 mil buscas relacionadas a compras na aba "Explorar", por mês.
No Twitter, as conversas refletem o ciclo de compras do cliente e as pessoas são diretamente influenciadas por avaliações, anúncios e informações sobre as melhores oportunidades de compra em diferentes categorias. De acordo com um levantamento interno, 7 em cada 10 pessoas compram algum produto influenciadas por conversas no Twitter.
“A audiência da plataforma é extremamente receptiva e a conversa, que também conta com o protagonismo das marcas, desempenha um papel único e impactante nas decisões de compra do consumidor”, explicou Louise Beltrão, líder de negócios para as verticais de Tecnologia e Varejo do Twitter Brasil.
Segundo o levantamento da empresa, mais da metade das conversas sobre consumo na plataforma são iniciadas por pessoas que estão anunciando ou postando uma avaliação de um produto, mas as postagens das próprias empresas também influenciam os consumidores.
“No Twitter, contamos com diversos formatos que auxiliam as marcas a se destacar e gerar consideração e conversão, incluindo o Live Shopping, recurso que adiciona uma aba de compras às transmissões ao vivo que está sendo testado no Brasil desde agosto”, completou Louise.
A primeira marca a utilizar o Live Shopping no Twitter no Brasil, foi a Samsung, que contabilizou 2,5 milhões de visualizações. Na live, a marca lançou no Brasil os novos smartphones dobráveis Galaxy Z Fold4 5G e Galaxy ZFlip4 5G, os smartwatches Galaxy Watch5 e Watch5 Pro, e o fone de ouvido sem fio Galaxy Buds2 Pro.
“Hoje em dia, o maior desafio do universo do marketing está além da busca pela atenção do consumidor: precisamos também retê-la. Para as estratégias da Samsung, aproveitamos a natureza aberta e conversacional do Twitter para entender melhor as necessidades e as intenções do público, e utilizamos de diversos formatos para reter a atenção da audiência e fazer uma conversão de sucesso”, explicou Lucia Bittar, diretora de marketing de Mobile Experience da Samsung Brasil.
A marca carioca Farm (@adorofarm) foi a segunda a testar o Live Shopping no Brasil e teve 40% mais resultados em comparação às lives realizadas em sua loja virtual, a Lojix, com quase 3 milhões de visualizações ao longo de quatro horas.
“No live commerce que realizamos recentemente no Twitter, vimos que alguns clientes estavam comprando pela primeira vez na Farm. Por ser uma ação ao vivo em uma plataforma aberta, os potenciais consumidores podem interagir com a marca em tempo real, o que possibilita que a gente conheça melhor nossos clientes, e entenda o que pensam e o que desejam”, comentou Felipe Figueiredo, lead de mídia da Farm.
A Magalu viu, no engajamento gerado no Twitter, uma oportunidade de aumentar o tráfego qualificado do site da empresa e anunciou na aba "Explorar" e na página inicial utilizando diferentes formatos. Como resultado, a varejista teve uma redução de 96% de custo por clique, além de um aumento de 33% de taxa de conectividade com ações dentro do site.
A empresa também investiu em campanhas que tiveram origem em insights obtidos no Twitter, como foi o caso da ‘Smatphoniza’ e o ‘Pix da Lu’.
“É muito importante utilizar o Twitter para ouvir os clientes, saber sobre o que estão falando, entender as necessidades, quais são as tensões culturais, filtrar o que faz sentido para a marca e criar conexão e engajamento”, afirmou Bernardo Leão, diretor de marketing da Magalu.