Estudo McCann Worldgroup Truth Central faz análise sobre monetização do escapismo

A Truth Central, unidade global de inteligência do McCann Worldgroup, lançou durante a CES (Consumer Electronics Show) o estudo ‘The truth about escapism’ (A verdade sobre o escapismo), que relevou que 86% das pessoas no mundo acreditam que distrações podem ser uma forma saudável de lidar com o estresse do dia a dia.

Este número aumenta para 90% em relação às respostas dos brasileiros. Um total de 60% dos entrevistados relatou desejar mais distrações hoje do que no passado. Com base nesses e outros dados, marcas de todas as categorias têm imensas oportunidades para explorar a “Economia do escapismo”, que movimenta cerca de US$ 10 trilhões e continua crescendo.

Embora o setor de viagens e turismo, previsivelmente, detenha a maior fatia da economia do escapismo (US$ 3,2 trilhões), categorias como Bens de Luxo (US$ 460 bilhões), Álcool (US$ 1,8 trilhão), Saúde e Bem-Estar (US$ 220 bilhões), Cassinos e Jogos de Azar (US$ 372 bilhões), Jogos (US$ 106 bilhões), Parques Temáticos (US$ 50 bilhões) e Beleza (US$ 66 bilhões) também desempenham papéis significativos nos métodos das pessoas para fugir da rotina.

Essa economia deve crescer para US$ 13,9 trilhões até 2028, tornando urgente que até mesmo marcas tradicionalmente não associadas a esse universo encontrem seu espaço nele. O estudo combinou uma metodologia robusta, incluindo uma pesquisa quantitativa com mais de 16 mil entrevistados em 16 mercados, incluindo o Brasil. Ele também apresenta avaliações do setor fornecidas pela GlobalData.

O escapismo também pode acontecer em casa, e não apenas fora (viajando, comprando, saindo etc.). É uma tendência global. 82% dos brasileiros preferem relaxar em casa a sair, o que pode ser um reflexo do entretenimento em casa ter se apresentado como essa forma de escapismo diária.

Leia a matéria completa na edição do propmark de 20 de janeiro de 2025

(Crédito: Foto de Luis Villasmil na Unsplash)