Marcas de e-commerce chinesas estão realocando investimentos dos EUA para Europa visando a aquisição de usuários via iOS e Android
As possibilidades para as marcas veicularem suas mensagens publicitárias crescem e se diversificam em uma velocidade capaz de desafiar os estrategistas de mídia.
Por exemplo, a pesquisa ‘State of E-commerce App Marketing 2025’, conduzida pela AppsFlyer, mostra que há uma disputa global pela aquisição de usuários no comércio eletrônico, mas com clara migração para a Europa, de investimentos com esse objetivo mercadológico.
A geopolítica é fator decisivo devido às inseguranças provocadas, sobretudo, pelas turbulências tarifárias. Os aplicativos chineses, responsáveis por 85% do gasto global com aquisição de usuários, estão transferindo os seus investimentos dos Estados Unidos para a Europa Ocidental.
“Na Alemanha, a aquisição de usuários no iOS saltou 170% entre janeiro e maio de 2025, e na França mais do que dobrou, destacando a importância crescente de estratégias flexíveis e regionais em um ambiente de mercado imprevisível”, esclarece o comunicado da AppsFlyer.
Os EUA, porém, continuam sendo o maior mercado para remarketing, concentrando US$ 6,67 bilhões de gastos em 2024, dos quais cerca de US$ 4 bi na plataforma iOS, da Apple. Seguido do Reino Unido com U$$ 1,5 bi. O Brasil aparece com cerca de US$ 1 bi, mas com predominância do sistema operacional Android. O iOS, por outro lado, como destaca a AppsFlyer, cresce no mercado brasileiro.
Leia a matéria completa na edição do propmark de 4 de agosto de 2025
(Crédito: Foto de Jan Kopřiva na Unsplash)