Além do Brasileirão, marca está em alguns estaduais, como o Mineiro e o Carioca

Um dos principais atacadistas do mercado brasileiro, o Assaí dobrou a participação da marca em eventos ligados ao mundo dos esportes. A empresa, que é title sponsor do Brasileiro desde 2018, agora também está nos regionais, como os campeonatos Mineiro e Carioca.

"O futebol faz parte da identidade nacional, nos aproximando uns dos outros e nos conectando. São valores diretamente ligados aos do Assaí, uma marca que também está presente em todo o país e é feita do mesmo combustível que move o esporte: pessoas, vidas e conquistas", contou Marly Yamamoto, diretora-executiva de marketing e gestão de clientes do Assaí Atacadista.

Patrocínio dobrado
Em 2022, o Assaí dobrou a sua participação em eventos, projetos e ações de patrocínios voltadas ao esporte no comparativo com o ano anterior. E no futebol, especificamente, começamos 2023 com boas notícias: anunciamos o patrocínio, pela primeira vez, dos campeonatos estaduais de Minas Gerais e do Rio de Janeiro; o apoio ao Campeonato Pernambucano; e a renovação dos patrocínios da Copa do Nordeste (pelo 3º ano consecutivo) e do Campeonato Paulista (feminino e masculino) - do qual a marca é patrocinadora desde 2014. Além disso, assinamos o nome do mais importante torneio de futebol do país, o Brasileirão Assaí, como title sponsor. E, desde 2019, patrocinamos a Taça das Favelas em incentivo à promoção social e a valorização da cidadania. Para seguirmos avançando nesta estratégia, em novembro de 2022, lançamos a campanha “Craques da Economia” junto com o maior torneio de futebol no mundo, e adotamos a assinatura “Atacadista Oficial do Nosso Futebol” nas comunicações voltadas ao esporte. Com isso, fortalecemos o protagonismo crescente do Assaí nos campeonatos em todo o Brasil.

Brasileirão
O Brasileirão Assaí é o principal campeonato de futebol do país. A parceria foi iniciada em 2018, como title sponsor. Essa estratégia coincidiu com um momento de aceleração de expansão da Companhia – passamos a inaugurar lojas em um ritmo maior e chegar a novas regiões onde até então não contávamos com operação. Nesse sentido, o awareness gerado pelo patrocínio do Brasileirão Assaí foi bastante positivo, pois contribuiu tanto para que a marca fosse conhecida nesses locais, como ajudou a consolidá-la em cidades e Estados onde já tinha presença. É uma parceria que mantém a marca Assaí em evidência em todas as cinco regiões do país. Além disso, ao longo destes anos, tivemos projetos que foram além do patrocínio de naming rights.

Marly Yamamoto, diretora-executiva de marketing do Assaí Atacadista (Fotos: Divulgação)

Entre eles, destaco o Craque Assaí de Jogador do Mês, em que os atletas escolhidos como referências de cada período recebem uma quantidade de alimentos do Assaí para doarem a instituições beneficentes de suas regiões de origem. Desde 2021, foram mais de 50 toneladas de alimentos doadas por meio deste projeto, que também reforça a preocupação social do Assaí e o seu papel como agente de mobilização na sociedade. No mesmo ano, lançamos o portal “Assaí Dá Jogo”, uma plataforma que reúne novidades e curiosidades do mundo do futebol e que tem o objetivo de oferecer uma experiência complementar de cobertura sobre o Brasileirão Assaí. O site traz informações, quiz, curiosidades sobre o campeonato, além de promoções online que incentivam a participação dos(as) clientes, gerando uma experiência crossmedia totalmente conectada as nossas estratégias de patrocínio.

Futebol e construção de marca
O futebol faz parte da identidade nacional, nos aproximando uns dos outros e nos conectando. São valores diretamente ligados aos do Assaí, uma marca que também está presente em todo o país e é feita do mesmo combustível que move o esporte: pessoas, vidas e conquistas. Por isso, o patrocínio do futebol brasileiro contribui para nos aproximar dos(as) nossos(as) clientes, mostrando como o Assaí está sempre próximo. Seja para a economia no churrasco do fim de semana, nas compras do mês ou para abastecer o comércio, seja com a valorização dos campeonatos brasileiros de futebol e o incentivo e à promoção do esporte.

Assaí: presente na Copa do Nordeste 2023, um dos principais torneios regionais do país

Planos
A estratégia do Assaí de patrocínio ao futebol brasileiro tem crescido ano a ano e manteremos o protagonismo da marca crescente nesse aspecto. Em 2022 lançamos o Instituto Assaí, organização social da Companhia que, entre os seus eixos de atuação, tem a promoção do esporte como um de seus pilares. Nesse sentido, o fortalecimento a pequenas instituições promotoras de atividades esportivas é o direcionador das ações sociais, o que também reforça a agenda de compromisso social do Assaí e do incentivo e promoção do esporte em todo o Brasil.