Final da NFL é um dos eventos mais aguardados dos EUA, e atingiu em cheio o mercado brasileiro
Nos Estados Unidos, o início do ano marca o momento de preparação para um dos eventos mais importantes para os americanos — e para as marcas: o Super Bowl. O jogo final do campeonato de futebol americano, a NFL, que acontece neste domingo (13), é um dos momentos mais aguardados, mas não apenas para ver quem será o campeão.
O evento se tornou uma das maiores vitrines publicitárias do mercado, onde marcas gastam rios de dinheiros para anunciarem seus lançamentos para milhões de telespectadores.
Que o esporte é um dos mais assistidos e amados pelos norte-americanos, isso é um fato. Mas como a paixão pela bola oval invadiu o coração dos brasileiros — e, claro, das marcas?
“As marcas enxergam o futebol americano como uma grande fonte de paixão de um segmento da população”, afirmou o CEO da Effect Sports, agência oficial da NFL no Brasil, Pedro Rego Monteiro.
“No momento, faz cada vez mais sentido buscar esses conteúdos apaixonantes para conseguir falar de verdade e reter a atenção. Embora seja nichado, o futebol americano envolve muita paixão, muita emoção e muito engajamento, então se torna um grande ativo para marcas nichadas e marcas mainstream também”, completou o CEO.
No Brasil, o jogo vai ser transmitido tanto na TV aberta, pela RedeTV!, quanto na fechada, pela ESPN; e a lista de patrocinadores da transmissão do Super Bowl no Brasil deste ano não para de crescer.
Segundo a head de Ad Sales & Partnerships da Disney no Brasil, Giselle Ghinsberg, essa temporada foi recorde de faturamento publicitário. "Isso demonstra que o mercado reconhece a aderência do produto ao público brasileiro", afirmou.
A ESPN vai contar com uma ação promocional e de conteúdo do Magalu e Netshoes com a campanha “Touchdown de Ofertas”, criada pela Ogilvy Brasil, que vai contar com um vídeo de 30 segundos veiculado na programação de domingo (13), durante a partida.
“Faz parte da nossa estratégia mostrar ao consumidor que no SuperApp Magalu tem de tudo, inclusive itens de esporte. Muitos deles são da loja Netshoes, então, queremos nos aproximar de diferentes nichos e públicos”, afirmou Gabriele Claudino, gerente de branding da Netshoes. “Investir em mídias relacionadas a modalidades esportivas específicas, como o caso do futebol americano, nos leva para perto de uma comunidade de fãs que só cresce no Brasil”, completou.
Além disso, a emissora também conta com o patrocínio da Oakberry que está, desde o dia 15 de janeiro, transmitindo a campanha global da marca, “Millions Of Better Choices”.
A história da marca de açaí com a NFL começou em 2019, quando eles participaram de uma ação dentro do Hard Rock Stadium, estando presente em toda a temporada 2019/2020 e na grande final de 2020.
“Desde então, nossa relação com o esporte se tornou cada vez mais forte e temos muito orgulho da Oakberry ser a primeira e única marca brasileira dentro das finais do futebol americano, que é um dos mais importantes eventos esportivos do mundo”, afirmou o CMO da empresa Giancarlo Giovannini.
Já a RedeTV! vai contar com os patrocínios da Budweiser, Chevrolet, Burger King, Popeyes, Vivo, GSK (Eno e Sensodyne), Casas Bahia e JHSF.
ENGAJAMENTO NO BRASIL
No Brasil, a disputa entre Cincinnati Bengals e Los Angeles Rams está sendo bastante aguardada e, segundo uma pesquisa feito pelo Twitter, desde o dia 9 de setembro de 2021 até 8 de fevereiro de 2022, o país foi o quarto que mais tweetou sobre o tema no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, Canadá e México.
Além disso, o volume de tweets durante a temporada regular e os playoffs foi 16% superior em relação ao mesmo período da edição passada.
Segundo a Effect Sports, a conta no Instagram da NFL Brasil conta com 466 mil seguidores e, de todas as contas da liga no país, é onde mais gera engajamento.
"O maior engajamento é no Instagram, disparado, em termos de uma publicação do Tom Brady que a gente faz tem 50 mil interações em um perfil que tem 400 mil seguidores. É um índice muito alto", explicou Marcelo Lazoski de Paiva, Head of Marketing & Communications da agência.
Nas outras redes, a conta da NFL Brasil soma 210 mil seguidores no Twitter, 200 mil no TikTok, 18 mil inscritos no canal do YouTube e 1 milhão de seguidores no Facebook.
Apesar do avanço das redes sociais para a divulgação do esporte, Paiva explicou que a presença do futebol americano no Brasil não é de hoje. “Vem desde os anos 90. O Luciano do Valle trouxe com a Band e a ESPN já está trazendo isso há muitos anos”, afirmou Paiva.
“A chegada da liga impulsionou esse movimento de transformar esse esporte acessível ao público brasileiro. Então, a liga estar aqui, falando em português, explicando como funciona o esporte, levou para outro patamar a capacidade de atrair fãs e fazer com que uma pessoa que, talvez tivesse pouca propensão a assistir ao jogo, de repente ser impactado por algum conteúdo, porque nós estamos sempre buscando formas de fazer esse esporte ser acessível para o brasileiro", completou Paiva.
Para Paiva, outro fator importante para a expansão da NFL no Brasil foram os narradores da ESPN. "Os talents da ESPN foram muito importantes em vários aspectos na popularização do esporte. Para as pessoas que assistem o jogo pela ESPN, eles são a cara do esporte de muitas formas. Eles trazem irreverência, são muito talentosos, dão muita emoção aos jogos e tem muita preocupação em fazer as pessoas entenderem", reiterou.