Segundo o "Relatório de Impacto no Brasil", feito pela Oxford Economics, a plataforma é a principal fonte de renda de 4 entre cada 10 criadores

O YouTube divulgou os dados do seu "Relatório de Impacto no Brasil", realizado pela Oxford Economics, durante um evento nesta segunda-feira (14). De acordo com os números apresentados, a plataforma contribuiu com mais de R$ 4,55 bilhões para o Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2022 e ajudou a gerar mais de 140 mil empregos.

Outro dado apresentado pelo estudo foi que 4 entre cada 10 criadores de conteúdo no Brasil que ganham dinheiro com o YouTube concordam que a plataforma é a sua principal fonte de renda.

Segundo a rede, o ecossistema dos youtubers — nome dado aos criadores de conteúdo que produzem vídeos para a plataforma — segue em ascensão e o número de canais que somam mais de 1 milhão de inscritos cresceu 20% em 2022.

O estudo também apontou que 87% dos criadores que ganham dinheiro com o YouTube concordam que a plataforma oferece uma oportunidade de criação de conteúdo que eles não encontrariam na mídia tradicional e, apenas em 2022, cerca de 15 mil canais ganharam dinheiro com os produtos de monetização alternativos fornecidos pela plataforma — como os assinantes e as mensagens pagas nos chats —, representando um aumento de mais de 15% em relação ao ano anterior.

"Os criadores do YouTube não possuem apenas canais, eles constroem negócios. Transformam inscritos em alunos, clientes, fãs. Não é sobre efêmeros segundos de fama, mas sobre o desenvolvimento de carreiras sustentáveis. Os dados do Relatório confirmam nossa posição de destaque na Economia dos Criadores. Quando olhamos para as oportunidades que oferecemos, não há nada comparável em outras plataformas", afirmou Patricia Muratori, diretora do YouTube para a América Latina.

YouTube como ferramenta de impacto
O levantamento também reforçou que a plataforma tem como uma de suas missões ser um lugar para todos os públicos e 82% dos entrevistados afirmaram que valorizam a diversidade de conteúdo fornecida e as perspectivas que encontram ali. Já 83% dos respondentes afirmaram que a plataforma os ajuda a se conectarem com tradições e heranças importantes para eles.

Para as mulheres, o YouTube representa uma forma de amplificação de vozes e 91% delas afirmaram à pesquisa que a rede as ajuda a compartilhar suas paixões e ideias.

Um dos exemplos apresentados durante o evento foi o da criadora Rafaela Xavier, que criou o canal para falar sobre o mundo das tranças afro e, após o seu crescimento na plataforma, abriu um salão de beleza especializado em tranças.

O complemento na educação
Com uma gama de conteúdo vasta, o YouTube também se tornou uma ferramenta de aprendizado para os usuários e, de acordo com a pesquisa, 80 mil canais produziram conteúdos relacionados a competências digitais ou disciplinas lecionadas nas escolhas até dezembro de 2022.

Outro ponto levantado pela pesquisa é que 98% das pessoas que assistem aos conteúdos do YouTube afirmaram que utilizam da plataforma para reunir informações e conhecimento, enquanto 80% dizem que o YouTube oferece oportunidades iguais de aprendizagem e crescimento.

A pesquisa também apontou que, para 84% dos professores, o YouTube ajuda os alunos a aprenderem os conteúdos.  

Biblioteca de sons
Um dos principais pilares da plataforma é o de música, com o lançamento de clipes dos artistas. Sobre esse tema, 77% das gravadoras com canal no YouTube afirmaram que a plataforma aumentou a oferta de talentos no setor.