Liga de futebol americano já soma mais de 35 milhões de fãs no Brasil e o país se prepara para o início da temporada regular de 2023/2024
A nova temporada da NFL começa nesta quinta-feira (7) e, após a explosão de audiência e interesse nos jogos de 2022, as expectativas para a volta da liga de futebol americano está nas alturas.
Segundo os dados do Ibope Repucom, a NFL já soma mais de 35 milhões de fãs declarados no Brasil e, no ano passado, os perfis da NFL Brasil ganharam mais de 600 mil novos seguidores, com mais de 250 milhões de visualizações nos conteúdos publicados naquele período. No total, os perfis nas plataformas superaram a marca de 3 milhões de seguidores.
"A expectativa é a melhor possível, a maior de todos os tempos. A temporada 2022 foi histórica em vários aspectos, em audiência, em crescimento de base de fãs, no digital e no offline. Agora, temos ainda mais novidades para tornar esta temporada em algo ainda maior e posso afirmar que o Brasil nunca teve tanta relevância com a NFL como tem hoje", afirmou Pedro Rego Monteiro, CEO da Effect Sport, agência oficial da NFL no Brasil.
Uma dessas novidades é o anúncio da XP como investidora e primeira patrocinadora oficial da liga no Brasil. O acordo foi conduzido pela agência e foi anunciado durante a XP Expert, evento que contou com a presença de Tom Brady, considerado o maior jogador da NFL com sete Super Bowls.
O futebol jogado com as mãos está, cada vez mais, entrando na vida do brasileiro e os números não mentem. Além dos citados a cima, o perfil da NFL Brasil no TikTok se tornou o mais seguido do cenário internacional da liga (que não inclui os Estados Unidos) e já passou a marca de 1 milhão de seguidores.
Pedro explica que, mesmo com a alta nos números, a agência segue alinhada com o planejamento que foi traçado para a liga no Brasil. "Em 2015, o objetivo era potencializar a base de fãs digitais e conseguimos impulsionar de 3 milhões de fãs declarados, naquela época, para mais de 35 milhões neste ano. Depois, o foco foi ter a NFL novamente em TV aberta e isso também foi feito", ressaltou o executivo.
Outro movimento que chancelou o sucesso da NFL no país foi NFL in Brasa, primeiro evento voltado para os fãs brasileiros. O evento aconteceu em 2022 e contou com experiências esportivas, gastronômicas e musicais que remetiam ao esporte. Além disso, o evento também trouxe para cá o conceito de tailgate, tradicional nos estádios estadunidenses.
Esses pontos foram cruciais para que a Effect Sport entendesse que era o momento de intensificar a questão comercial, captando patrocinadores regionais para a liga.
"Na prospecção comercial, priorizamos marcas que tenham atributos em comum aos da NFL e que possuam um histórico comprovado de investimento na propriedade, por meio de campanhas publicitárias customizadas, licenciamento, eventos e outras ativações. Considerando tudo isso, não poderíamos estar mais felizes com a chegada da XP como primeira patrocinadora oficial da NFL no Brasil", completou Monteiro.
Agora, com o início da temporada mais próxima do que nunca, a Effect Sport preparou diversas ações para os fãs, entre elas está o anúncio do jornalista Fernando Kallás como âncora da plataforma Fantasy em português.
"Estamos produzindo o primeiro brand spot local da NFL no Brasil e lançaremos webséries ao longo da temporad com conteúdos exclusivos, além de muitas novidades a partir dos playoffs. Nosso time de talents será formado por Raphão Martins, Gabriel Golim, Jacqueline Lima e Fernando Kallás", contou Marcelo Paica, diretor de conteúdo e mídia da agência.
Transmissão da NFL no Brasil
No Brasil, a NFL será transmitida tanto na TV aberta, pela RedeTV!, quanto na fechada, na ESPN. Além disso, os fãs do esporte também vão poder acompanhar os jogos pelo NFL Game Pass, no streaming DAZN.
A ESPN é a "casa da NFL no Brasil" há mais de 20 anos e irá começar a passar os jogos desde o dia 1, na disputa entre Detroit Lions e Kansas City Chiefs. No total, a emissora irá exibir mais de 130 jogos, com dois profissionais participando das transmissões diretamente dos Estados Unidos. Além disso, a ESPN irá produzir, pelo segundo ano, o Redzone, no Star+, serviço de streaming da The Walt Disney Company.
"Tem sido impressionante o crescimento do interesse no futebol americano. Houve uma expansão incrível, tanto que o Comissário da Liga já até comentou que está de olho na América do Sul, a liga enviou uma equipe para olhar estádios no Brasil e acredito que podemos ser o palco para jogos da temporada futuramente", afirmou Paulo Antunes, comentarista de NFL na ESPN.
Para a temporada 2023/24, a ESPN preparou quadros especiais para sua programação como a contagem regressiva "Contando Jardas", que aborda um jogador que veste ou vestiu o número correspondente a quantos dias faltavam para a estreia e vai ao ar em todos os canais esportivos do Grupo Disney.
A emissora também preparou o quadro "Cartela NFL", composto por pílulas com informações dos principais jogadores em atividade na liga, e o "Momento ESPN: Justin Jefferson", um especial de 13 minutos composto por uma entrevista com o jogador, realizada por Fernando Nardini.
Já a RedeTV! dará o start nos jogos neste domingo (10), com a disputa entre Jacksonville Jaguars e Indianapolis Colts, às 14h, e contará com o patrocínio da Aiwa, Mycon, Pizza Hut e KFC. Outras cotas serão anunciadas em breve.
A parceria comercial multiplataforma junto a RedeTV! inclui inserções na televisão aberta e no aplicativo RedeTV! Go. Além das transmissões ao vivo, os anunciantes estarão presentes na cobertura dedicada ao torneio ao longo de toda a programação, incluindo o NFL Show, formato semanal no prime time que traz o balanço completo e os destaques da competição.
Com narração de Marcelo do Ó e Napoleão de Almeida, e comentários de Gabriel Golim e Pathy dos Reis, o canal exibirá um jogo por semana da temporada regular e, em janeiro de 2024, na fase de playoffs, a emissora passará a transmitir dois jogos, ao vivo, por final de semana.
“Com um trabalho consistente junto à NFL, a RedeTV! está se tornando a grande opção do futebol americano na casa dos brasileiros. Temos como missão a popularização e democratização do esporte no Brasil. Grandes marcas já perceberam esse crescimento e vem se apropriando do território de forma estratégica. Fazer parte desse movimento e participar desse crescimento é extraordinário”, afirmou Amilcare Dallevo Neto, head of Sales and Value Creation da RedeTV!.