No total, o aporte no período foi de R$ 17,8 bilhões ante R$ 14,9 bilhões dos nove primeiros meses de 2023
Os investimentos em mídia via agências, realizados nos primeiros nove meses de 2024, registram um crescimento de 18,93%, de acordo com levantamento feito pelo Cenp-Meios.
No total, o aporte foi de R$ 17,8 bilhões, em comparação aos R$ 14,9 bilhões do mesmo período de 2023. A leitura anual foi realizada com a participação de 336 agências, frente a 325 de 2023.
A aferição de janeiro a setembro de 2024 supera em quase três pontos percentuais o crescimento do painel do primeiro semestre, confirmando a solidez e a consistência dessa indústria.
A TV foi o meio que mais faturou, com R$ 7,6 milhões (sendo R$ 6,7 milhões da TV aberta e R$ 928 mil da TV por assinatura), seguida pela internet (R$ 7,045 milhões) e mídia out of home (R$ 2,068 milhões) – veja mais na tabela abaixo.
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Historicamente, o investimento em mídia tende a ser maior nos últimos meses do ano e a expectativa é que essa curva siga ascendente, disse o Cenp.
“Mesmo diante de um ambiente de negócios desafiador, que comemora o crescimento do PIB e queda no desemprego, mas se preocupa com alta do dólar e juros instáveis, a indústria da comunicação se mostrou ao longo de 2024 pujante porque é um ativo estratégico no desenvolvimento da cadeia composta por anunciantes, agências de publicidade, veículos e elos digitais, com reflexos na expansão da economia”, diz Luiz Lara, presidente do Conselho do Cenp.
O painel Cenp-Meios é consolidado a partir dos dados fornecidos pelas agências por meio de PIs (Pedidos de Inserção) efetivamente executados, de forma consolidada por meio, período, estado e região, sem que o Cenp tenha qualquer acesso a informações relativas aos clientes ou veículos.