Estudo encomendado pela Due aponta dados sobre o tema

Segundo análise encomendada pela Due, comunicar de forma clara e eficaz práticas de ESG (Ambiental, Social e de Governança) nos negócios será uma necessidade para as corporações em 2024.

Flávio Ferrari, especialista em cenários futuros, professor da ESPM e realizador do estudo, diz que a sociedade espera que as grandes organizações tornem o mundo um lugar melhor para viver. "Além de colocar em prática seus discursos (walk the talk), o grande desafio será explicar a relevância de suas ações para os steakholders (talk the walk), obtendo seu engajamento e suporte".

A análise ainda revela que 47% dos consumidores acredita que o tema ambiental tem maior relevância, seguido de social para 29% e governança para 24%. Em agosto de 2023, houve 55 mil publicações coletadas sobre o tema. A Amazônia lidera as buscas com 16%, seguida de ESG com 15% e corrupção com 11%. Além disso, 78% dos acessos foram realizados por meio do computador, o que revela uma intenção de dedicar mais tempo à pesquisa.

O estudo também aponta algumas barreiras, que indicam a necessidade de uma comunicação eficaz em que as lideranças devem considerar. Entre as dificuldades estão a falta de conhecimento para 49%, pressão por resultados de curto prazo para 48%, 46% acham que faltam profissionais preparados, para 45% o tema não é prioridade e a liderança não está comprometida para 41%.

“É preciso simplificar a comunicação para que a sociedade entenda os reais benefícios da sustentabilidade. Apesar de estar nas pautas corporativas, é um tema pouco entendido e tem muitas marcas que falam pontualmente e não incluem em suas estratégias de divulgação”, diz Fátima Rendeiro, head of market intelligence da Due.