Um dos objetivos do GT é apoiar a legítima divulgação dos aspectos ambientalmente benéficos
O Conar criou um Grupo de Trabalho sobre a Publicidade com Apelos de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental - GT Sustentabilidade. Segundo o conselho, a criação atende a um pedido da sua fundadora ANJ, Associação Nacional de Jornais.
Marcelo Gomes Sodré, representante da sociedade civil, será o coordenador do novo GT. Professor e referência nas áreas do direito do consumidor e direito ambiental, Sodré foi procurador do Estado de São Paulo, diretor-executivo do Procon de São Paulo e presidente do Conselho do Greenpeace.
Ele integrou o grupo que, em 2011, redigiu o Anexo "U" do Código, dedicado aos apelos de sustentabilidade na publicidade.
"A missão do novo GT é o apoio às práticas publicitárias social e ambientalmente responsáveis, reconhecendo como tema prioritário a ética publicitária, por meio de combate aos apelos enganosos ou vazios, os chamados greenwashing", explica Sergio Pompilio, presidente do Conar.
O Grupo deve ainda apoiar a legítima divulgação dos aspectos ambientalmente benéficos e avaliar a consistência e atualidade do teor e da aplicação das regras e princípios éticos, visando condições equitativas e informações necessárias para a tomada de decisões informadas pelos consumidores.
Membros do GT Sustentabilidade:
Álvaro Carvalho (Abap)
Amaury Martins de Oliva (Febraban)
Cintia Oller Cespedes (Febraban)
Larissa Muller (ABA)
Leonardo Tozarini Mello (especialista/sociedade civil)
Luciana Mota da Cruz (ABA)
Luciana Quirino (Abap)
Manoel Manteigas de Oliveira (Aner)
Manuela Prey (ANJ)
Marcela Marques de Oliveira (especialista/sociedade civil/Pacto Global Nações Unidas)
Rafael Machado (Abap)
Regina Bucco (Aner)
Wanessa Bezerra Vieira (ANJ)
(Crédito: Foto de Ricardo Gomez Angel na Unsplash)