Africa Creative e Itaú foram as empresas que mais venceram, três categorias cada

Depois de 32 dias de votação, o prêmio Melhores do propmark apresentou os vencedores da edição 2024. Foram mais de 10.654 votos. Neste ano, diferentemente de anos anteriores, cresceu em número de categorias, passando de dez para 15, no total, dentre as quais estão Destaque do Ano 2024 e Profissional de PR, por exemplo.

Quarenta e cinco nomes, que concorriam no geral, foram escolhidos por uma banca formada por jornalistas e integrantes do propmark. Entre os critérios adotados para a escolha dos finalistas estão o desempenho criativo em premiações como o Cannes Lions, a performance em negócios e o papel dos profissionais no desenvolvimento de estratégias criativas e comprovadamente eficazes.

A Africa Creative e o Itaú foram os que mais venceram: três categorias cada. A Africa Creative, por sinal, foi escolhida a Agência de Propaganda – ela venceu a AlmapBBDO e a BETC Havas.

O Anunciante ficou com o Itáu, e o troféu de Veículo do Ano foi para a Globo. O YouTube venceu na categoria Plataforma. Nos segmentos de out of home, a Eletromidia foi escolhida como Empresa; enquanto a Helloo, a Empresa de OOH Especializada, uma das novas categorias. A BFerraz ficou com o título de Agência de Live Marketing.

Em relação à Campanha do Ano, quem venceu foi a Africa Creative com o conjunto das campanhas '100 Anos', do Itaú, que, entre outras ações, trouxe ao Brasil a cantora Madonna, para um show gratuito nas areias da Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Profissionais vencedores
Sete categorias reconheceram profissionais das mais diversas áreas. O Profissional de Criação 2024 ficou com Angerson Vieria, da Africa Creative. Na categoria Atendimento, quem venceu foi Marcio Oliveira, da R/GA. O Profissional de Mídia foi vencido por Andreia Abud, VP de mídia da WMcCann; e o de PR, por Fabiana Antacli, da BETC Havas.

A Liderança de Agência foi para Gabriela Onofre, CEO do Publicis Groupe. Na área de anunciante, André Scaciota, do Itaú, foi escolhido como o Profissional de Marketing. Por fim, o Destaque do Ano 2024 foi para Aline Velha, do Nubank.

Os últimos vencedores
Além de serem os maiores vencedores da edição deste ano dos Melhores do propmark, Africa Creative e Itaú sagram-se bicampeões nas categorias Agência do Ano e Anunciante, respectivamente. Eles venceram em 2023.

A Hands venceu na categoria de Agência de Live Marketing. Entre as três empresas de OOH que concorriam, a vencedora foi a Eletromidia.

Na categoria Plataforma, quem venceu foi o Instagram, tendo o TikTok em segundo lugar. Em ‘Veículo’, apareceram Globo em primeiro, Record e UOL, respectivamente, segundo e terceiro colocados.

Campanha da Galeria feita para o Itaú, ‘Pra você chegar lá’ foi a preferida entre os votantes em Campanha do Ano, superando a ação da Volks e da Eletromidia. Laura Esteves (DM9) venceu em Profissional de Criação e Leonardo Queiroz (Grupo Cogna), como Profissional de Marketing. E Sergio Gordilho, sócio, copresidente e CCO da Africa Creative, foi o escolhido como a Liderança de Agência.