Nova tecnologia será para os canais lineares da emissora
A Globo lançou uma solução de publicidade segmentada no target para o seu conteúdo linear. A entrega, multidevice e cross-channel, será no canais ao vivo distribuídos pelo Globoplay, nos portais G1, Gshow e GE, e nos perfis da Globo no YouTube.
De acordo com a emissora, a solução permite às marcas ofertar publicidade personalizada – ou seja, cada pessoa assiste a um comercial diferente de acordo com o seu perfil. Além disso, informou a Globo, o anunciante terá a possibilidade de planejar impactos segmentados, mensurando esses resultados integrados, em múltiplos devices e canais.
L’oréal e Santander participaram da fase beta do projeto, entre outubro e novembro do ano passado. A emissora explica que, para cada uma das marcas, foi formado um grupo controle e um grupo exposto e listados oito atributos para análise. Para a L’oréal, que fez uma campanha para uma fragrância La Vie est Belle de Lancôme, o reconhecimento e entendimento da marca tiveram evolução média de sete pontos percentuais na avaliação desses atributos.
Segundo a Globo, o aproveitamento em associação de imagem foi de 89,8%, e houve uma evolução para 90% em conexão positiva, zerando as percepções negativas.
Já a campanha Seguros Santander teve uma evolução média de 10 pontos percentuais entre os dois grupos, quando analisados os oito atributos, e um aproveitamento de 88% em associação de imagem. A marca teve uma evolução de 12 pontos percentuais em sua conexão emocional positiva e reduziu pela metade as percepções negativas que existiam antes da campanha.
Manzar Feres, diretora de negócios integrados em publicidade da Globo, afirma que a ferramenta vai consolidar a emissora como um ecossistema para que as marcas possam entregar suas mensagens.
“Esse produto tangibiliza muito bem a transformação digital da Globo em uma empresa mediatech. Neste caso, usando sua capacidade de dados e tecnologia a serviço do mercado de publicidade. Nossa visão de futuro é ter entregas cada vez mais assertivas, à medida que essas fronteiras entre os ambientes linear e digital estão se dissolvendo”, afirmou a executiva.
A previsão de lançamento comercial da próxima etapa de expansão do beta é para o primeiro trimestre deste ano com a adição do sinal das cinco emissoras da TV Globo.