Vendas podem atingir R$ 69,75 bilhões, aumento de 1,3% em relação à mesma data de 2023, mas ainda menor que o valor observado em 2019

O Natal deve movimentar R$ 69,75 bilhões nas vendas do varejo em 2024, aumento real de 1,3% (já descontada a inflação) em relação à mesma data do ano passado (R$ 68,65), de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Os índices ainda não recuperaram os patamares observados antes da pandemia de Covid-19, quando o volume atingiu R$ 73,74 bilhões em 2019.

A expectativa é de que hiper e supermercados respondam por 45% dos indicadores financeiros, ou R$ 31,37 bilhões do volume total. Vestuário, calçados e acessórios (28,8% do total ou R$ 20,07 bilhões) e artigos de uso pessoal e doméstico (11,7% ou R$ 8,16 bilhões) vêm na sequência, com predominância de São Paulo (R$ 20,96 bilhões), Minas Gerais (R$ 7,12 bilhões), Rio de Janeiro (R$ 5,86 bilhões) e Rio Grande do Sul (R$ 4,77 bilhões). Paraná (5,1%) e Bahia (3,6%) podem apresentar os ritmos mais acelerados de crescimento.

Mesmo impactado pelo ambiente digital, o comércio de rua e os shoppings mantêm promoções, parcelamentos, sorteios e cupons de desconto para seduzir consumidores que devem gastar em média R$ 217. Os shoppings centers calculam um crescimento 6,9% nas vendas, para R$ 6,02 bilhões, segundo levantamento da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), realizado entre os dias 2 e 10 de dezembro.

O fluxo de visitantes deve aumentar 6%, atraídos por ofertas do tipo ‘Ganhe e concorra’ (52%), ‘Compre e ganhe’ (23%) e sorteios (20%). Panetones e chocotones (48%) são os principais brindes. Já os carros (49%) e vales-compras (10%) lideram entre os prêmios sorteados. Vestuário (88%), perfumaria e cosméticos (80%) e calçados (70%) estão entre os itens mais procurados.

No e-commerce, as vendas devem atingir R$ 23,33 bilhões, alta de 9,91% em relação aos R$ 21,23 bilhões registrados em 2023, segundo informações da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

São Paulo
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) confirma a liderança do varejo paulista. É esperado um faturamento bruto de R$ 139,4 bilhões em dezembro de 2024, alta de 9% em relação ao mesmo mês do ano passado. Os supermercados reproduzem a preferência nacional, com 34% do faturamento e expansão de  7%, o que corresponde a uma receita de R$ 48,8 bilhões.

Leia a matéria completa na edição do propmark de 23 de dezembro de 2024