Projeto criado pela agência D'OM une talento humano e inteligência artificial
A Continental Pneus apresentou um novo projeto, em parceria com a agência D'OM, criando a sequência de um dos maiores clássicos da literatura mundial com uma nova realidade: 'A volta ao mundo em 80.000 km', que mescla o estilo de Júlio Verne em 'A volta ao mundo em 80 dias', a criatividade humana e inteligência artificial.
O livro original e outros textos do autor francês foram utilizados para treinar o ChatGPT sobre o estilo e linguagem. Na sequência, prompts pensados por um time de especialistas ajudaram a escrever capítulo por capítulo com base em um novo cenário, idealizado para ter início no Brasil e seguir uma narrativa inspirada na original, mas com elementos adaptados aos tempos atuais.
"O livro conta uma história inédita, mas que traz como base toda a essência de um dos maiores clássicos de Júlio Verne. Tudo foi pensado e executado para que os fãs de literatura tivessem a sensação de realmente estar lendo uma obra recém-lançada do autor, mas num cenário atual, com novos personagens e as adequações necessárias para garantir um enredo interessante e muito bem amarrado", afirma Leandro Ramiro, head de marketing América do Sul da Continental Pneus.
A iniciativa foi desenvolvida como uma forma de celebrar o mais recente lançamento da Continental: o pneu de ultradurabilidade, UltraContact, que oferece 80 mil km de garantia. "Encontramos nesse clássico centenário, lançado apenas dois anos após o nascimento da Continental – em 1871 –, uma narrativa inspiradora para ser repensada dentro do contexto atual, que traz de forma natural uma conexão muito forte com o que queremos contar sobre nosso lançamento", diz Rodrigo Bonilha, vice-presidente da Continental Pneus para a América do Sul.
No livro original, Phileas Fogg aposta sua fortuna afirmando ser possível dar a volta ao mundo em apenas 80 dias, embarcando então em uma jornada épica. Já 'A volta ao mundo em 80.000 km' apresenta Phileas Fogg V, tataraneto do protagonista de Verne, que também é incentivado por uma aposta para realizar uma viagem ao redor do planeta, mostrando que é possível percorrer 80 mil quilômetros de carro sem trocar os pneus. Também foram desenvolvidas ilustrações exclusivas para cada capítulo, de acordo com seu contexto, assinadas por designers e diretores de arte da D'OM.
"Nesse projeto, colocamos na IA nossas indicações detalhadas e o contexto de cada personagem e cada etapa da viagem, recebendo de volta um material de forma muito mais ágil e nativa, seguindo o estilo do livro original de Júlio Verne. Em seguida, finalizamos com a revisão e edição feita por gente que reúne as especialidades necessárias para que o texto se tornasse realmente uma obra literária interessante e emocionante", explica Filipe Cuvero, sócio-fundador e líder criativo da D'OM.