Reprodução

O programa Conversa com Bial, da Rede Globo, exibiu nos últimos dias duas edições do talk show com conteúdo patrocinado.

O primeiro, pela Ambev, contou com a participação de Heitor Dhalia, que dirigiu um filme sobre a marca, o sommelier Luís Celso Júnior e a sommèliere Beatriz Ruiz.

Três dias mais tarde, foi a vez de Pedro Bial receber o apresentador do Globo Esporte Felipe Andreoli e seu pai, Luiz Andreoli, além do jornalista Ismael dos Anjos, responsável pelo documentário “O Silêncio dos Homens”, realizado pela Natura.

Críticos de TV como Mauricio Stycer, do UOL, questionaram a postura da emissora por desenvolver “uma ação comercial sem avisar o espectador”. A Globo afirmou que o Conversa com Bial está no hall dos programas de entretenimento e que, por isso, aceita merchandising.

Durante o programa, houve duas breves menções à Ambev, o que a Globo considera “deixar claro que […] se trata de ação promocional”.

Já na edição em parceria com a Natura, a marca foi mencionada diversas vezes, assim como o site da empresa e, também a assinatura nos créditos finais apontando o merchandising.

A Globo afirmou que “diante da repercussão, resolvemos deixar mais claro para o público”, que o programa era patrocinado.