O programa Conversa com Bial, da Rede Globo, exibiu nos últimos dias duas edições do talk show com conteúdo patrocinado.
O primeiro, pela Ambev, contou com a participação de Heitor Dhalia, que dirigiu um filme sobre a marca, o sommelier Luís Celso Júnior e a sommèliere Beatriz Ruiz.
Três dias mais tarde, foi a vez de Pedro Bial receber o apresentador do Globo Esporte Felipe Andreoli e seu pai, Luiz Andreoli, além do jornalista Ismael dos Anjos, responsável pelo documentário “O Silêncio dos Homens”, realizado pela Natura.
Críticos de TV como Mauricio Stycer, do UOL, questionaram a postura da emissora por desenvolver “uma ação comercial sem avisar o espectador”. A Globo afirmou que o Conversa com Bial está no hall dos programas de entretenimento e que, por isso, aceita merchandising.
Durante o programa, houve duas breves menções à Ambev, o que a Globo considera “deixar claro que […] se trata de ação promocional”.
Já na edição em parceria com a Natura, a marca foi mencionada diversas vezes, assim como o site da empresa e, também a assinatura nos créditos finais apontando o merchandising.
A Globo afirmou que “diante da repercussão, resolvemos deixar mais claro para o público”, que o programa era patrocinado.