Campanha criada pela 11:11 relembra frases "erradas" e divertidas
A Copa Airlines, uma das principais companhias aéreas da América Latina, celebra o lançamento de um perfil dedicado ao mercado brasileiro no Instagram – o primeiro da marca voltado a um único país e separado do global – com uma campanha que traz o bom humor e a conexão peculiar do Brasil com países latinos como elemento central. Criada pela 11:11, a comunicação é inspirada no "portunhol", linguagem coloquial que ajuda os turistas brasileiros na comunicação imediata em regiões em que o espanhol é a língua original.
A ação brinca com as tradicionais frases ditas por brasileiros quando viajam e querem demonstrar todo seu "conhecimento" sobre o idioma. Assim, as peças mostram frases como "Dois cafés de la manãna en mi quarto por favor", "Yo voy pagar com cartón de crédito" ou "Yo tengo una reservita para mi família".
Devido a semelhança entre os idiomas, os brasileiros imaginam que basta trocar uma palavra ou outra da frase para o espanhol, sem levar em consideração a gramática – mesmo assim, as frases são compreendidas nos países em questão e o "portunhol" consegue de fato cumprir o seu papel.
Em todos os casos, os filmes mostram, logo após as citações, o conceito da campanha: "A gente já se entende. Mas, agora, falamos a mesma língua", apresentando o endereço do novo Instagram da marca: @copaairlinesbr. A ação é composta por peças para o digital, em um total de cinco filmes, e anúncios com veiculação na revista da Copa Airlines.
"Estou extremamente feliz em fazer parte deste momento da Copa Airlines no Brasil, com a colaboração da 11:11. A campanha é simples, mas encantadora, destacando que não é preciso muito para causar impacto e estabelecer uma conexão genuína com o público. O Instagram é um canal de comunicação muito importante e terá papel fundamental para estreitar nosso relacionamento com os brasileiros: eles poderão acompanhar as novidades da companhia, novos destinos e promoções, além de registrar suas experiências de viagem", comenta Valeria Padilla, gerente de marketing da Copa Airlines.