Desenvolvida em parceria com a VML Brasil, a ação traduziu as cores do portfólio da marca
Em homenagem ao Sistema Braille, celebrado neste mês, a Coral lançou o projeto ‘Cores que Tocam’, com o objetivo de tornar parte do portfólio da empresa acessível a pessoas cegas e com baixa visão.
Desenvolvida em parceria com a VML Brasil e com apoio técnico da Fundação Dorina Nowill para Cegos, a iniciativa traduziu cerca de 70 cores da marca em experiências sensoriais, como textos, sons e leitura em Braille.
A base do projeto está na criação dos chamados 'Cromopoemas', breves textos poéticos que descrevem sensações, memórias e sentimentos associados a cada cor, que funcionam como uma espécie de 'tradução emocional' das tonalidades.
Essas descrições foram gravadas em áudio e adaptadas para leitura em Braille. A cor Laranja Cítrico, por exemplo, é apresentada como 'aquela vontade de morder uma fruta fresca no recreio, deixar o suco escorrer pelo queixo e passar o dia com o perfume dela nas mãos'.
Na versão digital, os Cromopoemas estão disponíveis em formato de áudio no canal da Coral no YouTube. A trilha sonora foi desenvolvida com atenção especial à sensibilidade auditiva da comunidade cega, evitando sobrecarga de estímulos e priorizando nuances mais suaves. A experiência também permite a reprodução dos áudios em velocidade acelerada, sem prejuízo da qualidade.
“Acreditamos que a inclusão acontece quando as diferenças são respeitadas e valorizadas. Projetos como o ‘Cores que Tocam’ representam um avanço significativo nesse caminho, pois permitem que pessoas cegas e com baixa visão tenham acesso a experiências antes restritas ao universo visual”, comenta Alexandre Munck, superintendente-executivo da Fundação Dorina Nowill para Cegos.
“Nosso desafio foi criar uma experiência que transcendesse a visão, unindo acessibilidade à beleza da expressão poética”, afirma Gabriel Sotero, diretor-executivo de criação da VML Brasil. “'Cores que Tocam' mostra como a criatividade guiada pela empatia pode abrir caminhos mais humanos e inclusivos”, complementa Pedro Rosa, diretor-executivo de criação da VML Brasil.
Sotero e Rosa foram os líderes criativos do projeto na VML Brasil.