Iniciativa quer preservar o acesso à luz do sol em áreas litorâneas e marca os 100 anos da cervejaria

A cerveja Corona escolheu o Brasil para lançar uma reserva solar, projeto que visa a proteger o acesso à luz solar nas praias públicas. A iniciativa acontece na Praia de Piedade, em Pernambuco, onde a marca arrendou um terreno à beira-mar para limitar a altura de construções e evitar que novos edifícios bloqueiem os raios de sol que chegam até a areia.

Criada em parceria com a agência Grey, a ação busca chamar a atenção para o impacto do desenvolvimento urbano no litoral e incentivar a preservação de um bem natural que é cada vez mais raro: o sol livre na praia.

Mais da metade da população brasileira vive em regiões costeiras, segundo a marca, e o avanço imobiliário tem reduzido os espaços abertos à luz solar.

"Corona é uma marca que incentiva a vida ao ar livre e acredita que não há nada tão especial quanto sentir o sol na pele, os pés na areia e a brisa do mar no rosto. Sabemos que muitos brasileiros compartilham esse sentimento e esperamos que todos tenham um lugar ao sol", destaca Gabriela Gallo, diretora de marketing da Corona no Brasil.

De acordo com Manir Fadel, CEO e CCO da Grey, o conceito de reserva solar ainda é pouco conhecido, mas carrega um forte potencial de transformação. "Nosso objetivo é dar o exemplo, iniciar uma discussão e aumentar a conscientização entre a população e as comunidades locais para preservar a luz do sol em nossas praias para que todos possam desfrutar", explica.

O projeto na Praia de Piedade é o primeiro de uma série planejada. Ao longo de 2025, Corona pretende levar a iniciativa a outros países, como África do Sul e México.