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Nunca se consumiu tanto conteúdo como agora. Não à toa, os Criadores se tornaram uma ferramenta eficaz na hora de conectar marcas ao seu público prioritário. No YouTube, por exemplo, já são mais de 105 milhões de usuários mensais, uma audiência massiva que faz com que 76% dos brasileiros conectados conheçam o termo “YouTuber”1. Por isso mesmo, no ranking dos formadores de opinião, os Criadores só ficam atrás da família e dos amigos2.
Plataforma número 1 para os brasileiros3, o YouTube é também uma rede multiplicadora de diálogos. É lá que as pessoas procuram por entretenimento e ajuda prática para o dia a dia; um lugar onde marcas e as agências também podem fazer a diferença.
Mas como as agências podem pensar em estratégia unindo marcas e Criadores? Com um modelo de comunicação personalizado, o Creators Connect, formato criado no Brasil e exportado para outros territórios, tem ampliado a atuação das marcas e empresas no YouTube, usando a relação única dos Creators com as suas audiências para transmitir a mensagem de forma mais íntima.
A seguir, 3 cases mostram como o Creators Connect reuniu marcas, Criadores e audiências para resultados de negócio mais efetivos.
Uma estratégia importada para mais vendas no e-commerce
Tradicional na China, o Dia do Solteiro era novidade no Brasil. Até a Americanas.com importar a nova sazonalidade com uma estratégia cross border, comercializando produtos importados também da China, ampliando ainda mais as vendas no seu e-commerce.
A estratégia para a nova sazonalidade foi feita junto com o YouTube e o Creators Connect: a Americanas.com, em parceria com a W/McCann e a Play 9, convidou o apresentador Otaviano Costa e os Creators Camila Coutinho, Rafa Kalimann, Camilla de Lucas e NoBru para o comando da live “11/11: O Maior Festival de Compras do Mundo”, que foi transmitida no próprio canal da marca.
Fomos a primeira marca a trabalhar com o 11/11 no país, ainda em 2019. Mas foi em 2020 que organizamos a live commerce, depois do sucesso do show da Black Friday. Com a apresentação de Otaviano Costa e importantes influenciadores digitais, conseguimos um resultado surpreendente. Nossa preocupação é sempre entregar para o cliente uma experiência completa.
— Anna Moraes, Account Manager na W/McCann
Gravada com todas as medidas de segurança contra a COVID-19, a live conquistou não só grande alcance de público (lembrando que, juntos, os Criadores somavam mais de 16 milhões de seguidores), como também bateu a meta do crescimento da receita dos produtos anunciados durante a live, com destaque para a procura por drones, impressoras e mouses.
Os números do evento online, comprovam o sucesso: foram 25M de impressões e 9,8 milhões de usuários impactados pela live divulgada em redes proprietárias da marca e do apresentador Otaviano Costa4.
Um hit para uma Black Friday de 40 dias
A Casas Bahia apostou na diversidade dos gêneros musicais brasileiros para colocar no ar a campanha da “maior Black Friday do Brasil”. Para antecipar as ofertas da sazonalidade em 40 dias, a parceria com os Criadores foi fundamental.
Com ajuda do Creators Connect, a agência VMLY&R e a produtora KondZilla criaram o hit “Ela tá podendo”. O sertanejo, funk e pagode dos artistas Maiara e Maraísa, Mc Kekel e Mumuzinho anunciavam a Black Friday expandida — assim os consumidores não precisaram correr para aproveitar as ofertas.
Em “Ela tá podendo”, apostamos em diversidade misturando os 3 ritmos mais ouvidos no Brasil: o sertanejo, o funk e o samba. Usamos o Creators Connect para plugar o KondZilla, o maior canal de música do mundo, nessa produção. A partir daí a música extrapolou o universo da propaganda e se conectou ao universo da cultura. Foi um trabalho feito a muitas mãos que ajudou as Casas Bahia a ser a marca mais considerada da Black Friday 2020.
— Cristian Santoro, General Creative Director na Y&R
A autenticidade, faro aguçado de mercado e profissionalismo do KondZilla foram essenciais para a reunião de gêneros musicais tão diversos, capazes de falar com um público massivo.
A expectativa da marca era superar a Black Friday de 2019. E os números do case comprovam o sucesso:
Uma live de música e entretenimento para conversar com o público jovem
O foco da Sadia estava em ampliar as conversas e sua relevância junto a um público de jovens consumidores. Como fazer isso? Em meio ao contexto da pandemia, com as lives de artistas em alta no YouTube, Sadia e Africa, com ajuda do Creators Connect, criaram um festival de entretenimento marcando o lançamento do Mac’n Cheese.
Um dos maiores Creators do Brasil, o comediante Whindersson Nunes apresentou o festival Sadia em seu próprio canal de YouTube — com mais de 41 milhões de seguidores. A live, que seguiu o conceito da campanha do próprio Mac’n Cheese, o “Coisas incríveis acontecem em cinco minutos”, contou com apresentações (com duração de cinco minutos) de artistas como Lexa, Karol Conká, Naiara Azevedo e Pedro Sampaio.
A aproximação das marcas junto ao público jovem é uma tarefa difícil. Em um momento de isolamento social, conseguimos, por meio do YouTube e de Creators com grande apelo junto ao target, oferecer entretenimento e contextualizar nosso produto de maneira extremamente eficaz.
— Antonio Arbex, General Media Director na Africa
A criação do Mac’n Cheese Live Festival contou com uma estratégia robusta de ativação das redes da marca e do humorista, tudo orientado por dados, com uso de criativos baseados nas melhores práticas do YouTube ABCD para alimentos e bebidas, além de uma agenda test and learn com relatórios das experiências do vídeo.
O resultado pode ser visto nos números superlativos abaixo:
Creators Connect: quando marcas e agência falam a língua dos Criadores
Como o YouTube tem potencializado a relação das marcas e público? Vale lembrar que Criadores falam uma língua própria com a sua audiência. E quando marcas pretendem falar com esse público, o Creators Connect ajuda anunciantes e agências se tornar tradutoras desse “idioma”.
Os cases de Americanas.com, Casas Bahia e Sadia, por exemplo, mostram como marcas puderam se conectar mais e melhor com sua audiência prioritária amparando-se na autenticidade e credibilidade dos Criadores. Os formatos diversos — live commerce, clipe veiculado no YouTube ou mesmo uma live de entretenimento — geraram poderosos resultados de alcance, conversão e consideração de marca.
Gustavo Portes, Agency Lead at Google
Carlos Rocca, Agency Lead at Google
Fontes
1 Google Consumer Survey – “Você já ouviu falar no termo YouTuber?”/2018
2 Google Consumer Survey – “Selecione abaixo as pessoas que mais influenciam sua opinião”/2018
3 Google/Talk Shoppe, Why Video study, Brazil , Aug 2020, n=2,052 A18-64 Genpop video users.
4 Dados Internos do Google
Por Gustavo Portes, Agency Lead Google, e Carlos Rocca, Agency Lead Google