Parceria entre o Instituto Heineken, Cufa, The Town e Favela Filmes capacitou 60 jovens para o mercado audiovisual

O projeto Cri.Ativos da Favela, idealizado pelo Instituto Heineken em parceria com a Central Única das Favelas (Cufa), The Town e Favela Filmes, vai lançar o minidocumentário desenvolvido pela primeira turma formada do programa, que contou com 60 jovens, com idades entre 18 e 29 anos, que idealizaram, roteirizaram e produziram o material.

O minidocumentário registra a realidade de vendedores ambulantes, catadores de materiais recicláveis e jovens, e conta com depoimentos de pessoas impactadas pelos programas apoiados pelo Instituto, que contam um pouco mais sobre a jornada de cada um e desafios.

A ideio é que o material integre o portfólio desses jovens para estarem mais preparados para esse mercado de trabalho, além de registrar o impacto positivo do projeto, que teve início durante o The Town 2023. "O mercado audiovisual é cada vez mais promissor, além de ser um tema que gera bastante interesse do público jovem. Por isso, desenvolver essa iniciativa com parceiros tão importantes para essas comunidades e ampliar as oportunidades de trabalho, renda e independência dessas pessoas tem sido nosso maior foco", afirma Vânia Guil, gerente executiva do Instituto Heineken.

O Instituto Heineken reverteu R$ 1 milhão para a compra de equipamentos técnicos, contratação de professores e para a estrutura do local do curso, que foi ministrado na Cufa, no Parque Santo Antônio, em São Paulo. As salas foram equipadas com aparelhos e instrumentos e podem ser utilizados pelos alunos em trabalhos freelancers que conquistarem.

Além da teoria, os alunos participaram de uma experiência prática na produção da série Motoboy SP, da Rede Globo, e produziram um curta-metragem para o Dia do Grafite.

"Para nós é muito gratificante ver que nossos alunos do Cri.Ativos , estão participando de projetos com o Instituto Heineken. Estão colocando em prática tudo o que aprenderam em nossas aulas. O audiovisual é uma área de atuação profissional muito promissora atualmente, e poder proporcionar além de formação o trabalho na prática para os jovens é realmente o que nos motiva a continuar" diz Kalyne Lima, presidente da Cufa Nacional.

Os jovens que fizeram parte do projeto tiveram acesso a um estágio remunerado por meio da Cufa, Favela Filmes e Instituto Heineken, além de receberem a indicação de contratação das empresas parceiras e um book de portfólio.