Com 81 jurados e 184 finalistas, país reforça protagonismo criativo e se sobressai em novas categorias do festival, que ocorre a partir do dia 12
O talento brasileiro volta a ocupar posição de destaque no El Ojo de Iberoamérica 2025, um dos principais festivais da criatividade e comunicação latina. Com mais de 200 jurados de toda a região, o evento reúne este ano 81 representantes do Brasil entre presidentes e integrantes de júri — um avanço expressivo em relação aos 43 nomes de 2024.
A 28ª edição do El Ojo ocorre entre os dias 12 e 14 de novembro, no Centro de Convenções La Rural, em Buenos Aires. Durante o encontro, os presidentes de júri se reúnem presencialmente para escolher os Gran Ojos de Iberoamérica 2025, coroando os trabalhos mais inovadores e transformadores da comunicação regional. “Esse é o momento mais esperado do festival, quando os principais líderes criativos da região se encontram para definir os trabalhos que representam o melhor da criatividade ibero-americana. É uma troca intensa, que reflete a diversidade e a força do nosso mercado”, afirma Santiago Keller Sarmiento, presidente do El Ojo.
A lista de jurados brasileiros inclui representantes de diferentes áreas e disciplinas, reforçando o alcance do país em toda a cadeia criativa. Rodrigo Jatene, CCO da David e presidente do júri de Experiência de Marca; e Sergio Gordilho, copresidente e CCO da África Creative, à frente das categorias Transformação Criativa do Negócio, El Tercer Ojo e Ideias Latinas para o Mundo, estão entre os nomes que simbolizam essa liderança. Também presidem júris Tati Lindenberg, chief brand officer da Dirt Is Good e SVP da Unilever em Eficácia; e Rafael Nasser, director general da Hogarth Brasil na categoria Creative Data/Inovação; além de Pedro Prado, executive creative director da TBWA\Media Arts Lab, baseado nos Estados Unidos, que comanda o júri de Conteúdo.
Entre os integrantes, destacam-se Andrea Siqueira (Ampfy), Luciana Haguiara (Nation Brasil), Dani Ribeiro (WMcCann), Vinicius Stanzione (Leo), Emerson Braga (Propeg), Caio Del Manto (Euphoria Creative), Eduardo Marques (VML Brasil), Viviane Duarte (Plano Consultoria), Gustavo Gripe (Landscape) e Fabiana Falcão (TBWA\Media Arts Lab). A composição engloba ainda profissionais de criação, produção, estratégia, som, direção de cena e tecnologia, consolidando um retrato plural da publicidade brasileira.
As novidades nas categorias deste ano refletem a evolução do mercado. Segundo Keller, o festival revisa anualmente a estrutura com base no feedback dos jurados e nas transformações do setor. “Essas mudanças respondem a uma evolução marcada pela inteligência artificial, automação e crescimento de formatos digitais, como vídeos curtos e publicidade em jogos para celular, impulsionando a personalização avançada e a experiência mais direta com o consumidor”, explica. Ele acrescenta que o redesenho das categorias “responde tanto às novas regulamentações quanto à transformação tecnológica e de consumo no setor publicitário, refletindo um mercado em processo de renovação e adaptação às tendências digitais mais inovadoras e à crescente importância de uma comunicação ética e eficaz com o público”.
Entre as atualizações, estão El Ojo Rádio & Áudio, El Ojo Digital & Social, El Ojo Mídia, PR, Design, Inovação e Creative Commerce - que ganharam novas subcategorias e revisões. O avanço acompanha a ascensão de temas como mídia programática, IA e autenticidade das marcas, reforçando a relevância do festival como termômetro das mudanças na comunicação.
Finalistas brasileiros no El Ojo 2025
Essa expansão também se reflete nos resultados brasileiros. O país chega à shortlist com 184 cases finalistas, somando mais 80 novas indicações e marcando presença em 12 novas categorias. O número reforça o protagonismo do Brasil na publicidade latino-americana e a consistência de sua produção em diferentes frentes.
As áreas com maior número de finalistas são Produção Audiovisual (22 cases), Sports (19), PR (16), Digital & Social (15), Filme (14) e Experiência de Marca & Ativação (12). Também se destacam Direct (11), Design (9), Conteúdo (8), Saúde & Pharma (8) e Creative Commerce (7).
Entre os destaques, estão ‘Re-commerce Atacama’, da Artplan e Vtex, que aparece em Creative Commerce, Ideias Latinas e El Tercer Ojo; ‘Cartas de Simone’, da Africa Creative e Atenas.ag para o Itaú, reconhecido em diversas categorias; e ‘Pedigree Caramelo’, da AlmapBBDO para Mars, finalista em PR, Transformação Criativa e El Tercer Ojo. Outros trabalhos em evidência são ‘A voz de um ícone’, da CP+B Brasil para Guaraná Antártica; e ‘Sport the Fight’, da Wieden+Kennedy São Paulo para a Nike.
Galeria.ag, Publicis Brasil, Druid Creative Gaming e Cheil Brasil também se sobressaem com trabalhos que exploram desde narrativas sociais até inovações em tecnologia e varejo.
Para Santiago Keller, a pluralidade de vozes entre os jurados é essencial para o equilíbrio do julgamento. “Selecionamos cuidadosamente os presidentes de júri com base na experiência e reputação de profissionais de destaque de cada país. Essa diversidade enriquece a avaliação criativa e reduz vieses culturais, garantindo um julgamento mais equilibrado e representativo da riqueza global do setor”, afirma.
Ele reforça ainda que o festival “mantém consistência e relevância na avaliação dos trabalhos por meio de um processo rigoroso, com critérios adaptados à diversidade cultural e de mercado da Ibero-América”. A qualidade criativa, a inovação e o impacto das ideias, segundo o executivo, são os pilares que garantem a integridade e o prestígio do prêmio.
Com o Brasil novamente entre os países mais premiados e influentes, o El Ojo 2025 reafirma a força criativa latino-americana e a posição do país no centro das transformações do setor. Entre debates, workshops e a esperada cerimônia de premiação em Buenos Aires, o evento promete traduzir em seus palcos a diversidade e a ousadia que movem a comunicação da região.
Confira a lista completa dos jurados brasileiros:
| Categoria | Jurado | Cargo e Empresa |
|---|---|---|
| El Ojo Conteúdo | Estela Oliveira Garcia | Senior Manager de Creative Marketing, The Walt Disney Company Brasil |
| El Ojo Conteúdo | José Ferraz | Group Creative Director, Wieden+Kennedy São Paulo |
| El Ojo Conteúdo | Marcelo Lourenço | Cofundador e ECD, Coming Soon Lisboa (Portugal) |
| El Ojo Creative Commerce | Dogura Kozonoe | CCO, MRM Brasil |
| El Ojo Creative Commerce | Luciana Haguiara | Fundadora e CCO, Nation Brasil |
| El Ojo Creative Data / Inovação | Lucas Feltes | CEO, WT.AG |
| El Ojo Creative Data / Inovação | Rafael Hessel | Executive Creative Director, Druid Creative Gaming |
| El Ojo Design | André Kassu | Sócio e CCO, CP+B Brasil |
| El Ojo Design | Fabiana 'Fafá' Falcão | Diretora de Criação, TBWA\Media Arts Lab Brasil |
| El Ojo Digital & Social | Caio Del Manto | Cofundador, Euphoria Creative |
| El Ojo Digital & Social | Filipe Cuvero | CCO e Sócio-Criativo, D’OM |
| El Ojo Digital & Social | Leonardo Oliveira | Diretor Regional de Digital para a América Latina, Hogarth Worldwide |
| El Ojo Digital & Social | Lucas Heck | Líder criativo do WhatsApp, Meta (EUA) |
| El Ojo Directo | Aline Noya | Diretora de Criação, Bullet |
| El Ojo Directo | Dani Ribeiro | CCO, W/McCann |
| El Ojo Directo | Daniela Ferrari | Diretora de Marketing DTC, The Walt Disney Company América Latina (México) |
| El Ojo Directo | Gustavo Victorino | CCO, Talent |
| El Ojo Eficácia | Alexandra Silveira | Diretora de Criação e Estratégia, Hogarth Brasil |
| El Ojo Eficácia | Raquel Messias | Chief Strategy Officer, Lew’Lara\TBWA |
| El Ojo Experiência de Marca | Benjamin Yung | Presidente, DPZ Brasil |
| El Ojo Experiência de Marca | Emerson Braga | CCO, Propeg |
| El Ojo Film | Henrique Del Lama | VP de Criação, AlmapBBDO |
| El Ojo Film | Rodrigo Almeida | CCO, Artplan |
| El Ojo Film | Vinicius Stanzione | VP de Criação, Leo Burnett Tailor Made |
| El Ojo Gráfica / Produção Gráfica | Amanda Lourenço | Redatora, Agência NOVA |
| El Ojo Gráfica / Produção Gráfica | Eduardo 'Duda' Salles | Diretor Criativo Global, MullenLowe Global (Reino Unido) |
| El Ojo Gráfica / Produção Gráfica | Luís Constantino | CEO & CCO, Oliver América Latina |
| El Ojo Local / Melhores Ideias | Alessandra Sadock | ECD, WMcCann |
| El Ojo Local / Melhores Ideias | Denon Oliveira | Diretor Executivo de Criação, VML Brasil |
| El Ojo Local / Melhores Ideias | Epaminondas Paulino | Diretor Associado de Criação na Galeria.ag / Copresidente do Clube de Criação Brasil |
| El Ojo Local / Melhores Ideias | Gabriela Guerra | Diretora Criativa, Havas Health São Paulo |
| El Ojo Local / Melhores Ideias | Isabela Levy | Diretora de Reputação e Conexões Globais, LePub Brasil |
| El Ojo Local / Melhores Ideias | Ito Andery | Diretor Executivo, Dirty Work |
| El Ojo Local / Melhores Ideias | James Feeler | Fundador e Diretor Criativo Musical, Jamute |
| El Ojo Local / Melhores Ideias | Kiko Borger | Diretor Criativo, MullenLowe Brasil |
| El Ojo Local / Melhores Ideias | Leo Avila | Diretor de Criação, Santa Clara M+C Saatchi |
| El Ojo Local / Melhores Ideias | Luciano Duarte | Gerente Sênior de Soluções Criativas de Marca e Sócio, The Walt Disney Company América Latina |
| El Ojo Local / Melhores Ideias | Paulo Blasioli | Sócio e Diretor Criativo, Not So Impossible |
| El Ojo Local / Melhores Ideias | Rafael Caldeira | CCO, 404 Design |
| El Ojo Local / Melhores Ideias | Ronan Rocha | Vice-Presidente, Sellera.AI |
| El Ojo Local / Melhores Ideias | Thamires Santos de Oliveira | Estrategista de Marca, Droga5 |
| El Ojo Local / Melhores Ideias | Thiago Rodrigues | Diretor, Pace |
| El Ojo Local / Melhores Ideias | Violeta Kertész Noya | CEO e Fundadora, bebot digital |
| El Ojo Local / Melhores Ideias | Vitor Elman | CCO Latam, Cappuccino / The Weber Shandwick Collective |
| El Ojo Local / Melhores Ideias | Yuri Mussoly | Diretor de Criação, DM9 |
| El Ojo Media | Armando Araujo | CCO, We Brasil |
| El Ojo Media | Brunno Torquato | Head de Sucesso do Cliente, Agência Newton |
| El Ojo Novos Talentos | Frederico Teixeira | ECD, VML Brasil |
| El Ojo Novos Talentos | João Resende | Diretor de Criação, WMcCann |
| El Ojo Novos Talentos | Lariza Zaidan | Diretora de Cena, KAUS |
| El Ojo Novos Talentos | Stephanie Wang | Business Director, Zombie Studio |
| El Ojo Novos Talentos | Ton Santos | CEO, Agência Newton |
| El Ojo PR | Adriano Chueiri Abdalla | CCO, PROS |
| El Ojo PR | Thiago Biazetto | CCO, Tif Comunicação |
| El Ojo Produção Audiovisual | Cesar Nery | Diretor de Cena, MyMama Entertainment (Brasil/EUA) |
| El Ojo Produção Audiovisual | Gustavo Gripe | CEO e Diretor, Landscape |
| El Ojo Produção Audiovisual | João Dornelas | Sócio e Diretor de Cena, Saigon |
| El Ojo Produção Audiovisual | Marcus Alqueres | Diretor de Cinema, O2 Filmes |
| El Ojo Produção Audiovisual | Nany Oliveira | Diretora de Cena, Untitled |
| El Ojo Produção Audiovisual | Nate Rabelo | Diretora de Cena, Mercuria |
| El Ojo Produção Audiovisual | Pity Lieutaud | Head Executive Producer, Iconoclast Brasil |
| El Ojo Produção Audiovisual | Regiani Pettinelli | Produtora Executiva, Corazón Filmes |
| El Ojo Produção Audiovisual | Silvana Princival | Sócia e Diretora Executiva, Ça Va Art |
| El Ojo Produção de Áudio & Som | Bia Ambrogi | Presidente, Apro+Som |
| El Ojo Produção de Áudio & Som | Eduardo Karas | CCO e Diretor Musical, Canja |
| El Ojo Produção de Áudio & Som | Henrique Tanji | Maestro e Diretor Criativo, Bumblebeat |
| El Ojo Produção de Áudio & Som | Matheus Peres | Produtor Executivo Associado, Pingado Áudio |
| El Ojo Produção de Áudio & Som | Matheus de Moraes Gugelmim | Diretor de Projetos, Vox Haus |
| El Ojo Saúde & Pharma | André Felix | VP Criativo, Publicis Health Nova York (EUA) |
| El Ojo Saúde & Pharma | Bernardo Romero | Criador, Klick Health (EUA) |
| El Ojo Saúde & Pharma | Denise Gallo | Sócia e Diretora Executiva de Criação, Galeria |
| El Ojo Saúde & Pharma | Gabriel Araujo | Diretor Criativo, Havas Lynx (EUA) |
| El Ojo Saúde & Pharma | Katia Leal | Gerente Geral, Ogilvy Salud (Espanha) |
| El Ojo Sports | Mauro Ramalho | CCO, Publicis Brasil |
| El Ojo Sports | Ricardo John | CEO, ISLA |
| El Ojo Sustentável | Aldo Pini | Sócio e Chief Strategy Officer, LePub Brasil |
| El Ojo Sustentável | Juliana Leite | VP de Projetos Especiais e Conteúdo, Africa Creative DDB |
| El Ojo Sustentável | Viviane Duarte | CEO, Plano Consultoria |
| El Ojo Transformação Criativa / Tercer Ojo / Ideias Latinas | Andrea Siqueira | CCO e Sócia, Ampfy |
| El Ojo Via Pública | Eduardo Marques | CCO, VML Brasil |
| El Ojo Via Pública | Otavio Schiavon | VP de Criação, BETC Havas |
Imagem do topo: Divulgação