Com 81 jurados e 184 finalistas, país reforça protagonismo criativo e se sobressai em novas categorias do festival, que ocorre a partir do dia 12

O talento brasileiro volta a ocupar posição de destaque no El Ojo de Iberoamérica 2025, um dos principais festivais da criatividade e comunicação latina. Com mais de 200 jurados de toda a região, o evento reúne este ano 81 representantes do Brasil entre presidentes e integrantes de júri — um avanço expressivo em relação aos 43 nomes de 2024.

A 28ª edição do El Ojo ocorre entre os dias 12 e 14 de novembro, no Centro de Convenções La Rural, em Buenos Aires. Durante o encontro, os presidentes de júri se reúnem presencialmente para escolher os Gran Ojos de Iberoamérica 2025, coroando os trabalhos mais inovadores e transformadores da comunicação regional. “Esse é o momento mais esperado do festival, quando os principais líderes criativos da região se encontram para definir os trabalhos que representam o melhor da criatividade ibero-americana. É uma troca intensa, que reflete a diversidade e a força do nosso mercado”, afirma Santiago Keller Sarmiento, presidente do El Ojo.

A lista de jurados brasileiros inclui representantes de diferentes áreas e disciplinas, reforçando o alcance do país em toda a cadeia criativa. Rodrigo Jatene, CCO da David e presidente do júri de Experiência de Marca; e Sergio Gordilho, copresidente e CCO da África Creative, à frente das categorias Transformação Criativa do Negócio, El Tercer Ojo e Ideias Latinas para o Mundo, estão entre os nomes que simbolizam essa liderança. Também presidem júris Tati Lindenberg, chief brand officer da Dirt Is Good e SVP da Unilever em Eficácia; e Rafael Nasser, director general da Hogarth Brasil na categoria Creative Data/Inovação; além de Pedro Prado, executive creative director da TBWA\Media Arts Lab, baseado nos Estados Unidos, que comanda o júri de Conteúdo.

Entre os integrantes, destacam-se Andrea Siqueira (Ampfy), Luciana Haguiara (Nation Brasil), Dani Ribeiro (WMcCann), Vinicius Stanzione (Leo), Emerson Braga (Propeg), Caio Del Manto (Euphoria Creative), Eduardo Marques (VML Brasil), Viviane Duarte (Plano Consultoria), Gustavo Gripe (Landscape) e Fabiana Falcão (TBWA\Media Arts Lab). A composição engloba ainda profissionais de criação, produção, estratégia, som, direção de cena e tecnologia, consolidando um retrato plural da publicidade brasileira.

As novidades nas categorias deste ano refletem a evolução do mercado. Segundo Keller, o festival revisa anualmente a estrutura com base no feedback dos jurados e nas transformações do setor. “Essas mudanças respondem a uma evolução marcada pela inteligência artificial, automação e crescimento de formatos digitais, como vídeos curtos e publicidade em jogos para celular, impulsionando a personalização avançada e a experiência mais direta com o consumidor”, explica. Ele acrescenta que o redesenho das categorias “responde tanto às novas regulamentações quanto à transformação tecnológica e de consumo no setor publicitário, refletindo um mercado em processo de renovação e adaptação às tendências digitais mais inovadoras e à crescente importância de uma comunicação ética e eficaz com o público”.

Entre as atualizações, estão El Ojo Rádio & Áudio, El Ojo Digital & Social, El Ojo Mídia, PR, Design, Inovação e Creative Commerce - que ganharam novas subcategorias e revisões. O avanço acompanha a ascensão de temas como mídia programática, IA e autenticidade das marcas, reforçando a relevância do festival como termômetro das mudanças na comunicação.

Finalistas brasileiros no El Ojo 2025

Essa expansão também se reflete nos resultados brasileiros. O país chega à shortlist com 184 cases finalistas, somando mais 80 novas indicações e marcando presença em 12 novas categorias. O número reforça o protagonismo do Brasil na publicidade latino-americana e a consistência de sua produção em diferentes frentes.

As áreas com maior número de finalistas são Produção Audiovisual (22 cases), Sports (19), PR (16), Digital & Social (15), Filme (14) e Experiência de Marca & Ativação (12). Também se destacam Direct (11), Design (9), Conteúdo (8), Saúde & Pharma (8) e Creative Commerce (7).

Entre os destaques, estão ‘Re-commerce Atacama’, da Artplan e Vtex, que aparece em Creative Commerce, Ideias Latinas e El Tercer Ojo; ‘Cartas de Simone’, da Africa Creative e Atenas.ag para o Itaú, reconhecido em diversas categorias; e ‘Pedigree Caramelo’, da AlmapBBDO para Mars, finalista em PR, Transformação Criativa e El Tercer Ojo. Outros trabalhos em evidência são ‘A voz de um ícone’, da CP+B Brasil para Guaraná Antártica; e ‘Sport the Fight’, da Wieden+Kennedy São Paulo para a Nike.

Galeria.ag, Publicis Brasil, Druid Creative Gaming e Cheil Brasil também se sobressaem com trabalhos que exploram desde narrativas sociais até inovações em tecnologia e varejo.

Para Santiago Keller, a pluralidade de vozes entre os jurados é essencial para o equilíbrio do julgamento. “Selecionamos cuidadosamente os presidentes de júri com base na experiência e reputação de profissionais de destaque de cada país. Essa diversidade enriquece a avaliação criativa e reduz vieses culturais, garantindo um julgamento mais equilibrado e representativo da riqueza global do setor”, afirma.

Ele reforça ainda que o festival “mantém consistência e relevância na avaliação dos trabalhos por meio de um processo rigoroso, com critérios adaptados à diversidade cultural e de mercado da Ibero-América”. A qualidade criativa, a inovação e o impacto das ideias, segundo o executivo, são os pilares que garantem a integridade e o prestígio do prêmio.

Com o Brasil novamente entre os países mais premiados e influentes, o El Ojo 2025 reafirma a força criativa latino-americana e a posição do país no centro das transformações do setor. Entre debates, workshops e a esperada cerimônia de premiação em Buenos Aires, o evento promete traduzir em seus palcos a diversidade e a ousadia que movem a comunicação da região.

Confira a lista completa dos jurados brasileiros:

Jurados brasileiros do El Ojo 2025
Jurados brasileiros do El Ojo de Iberoamérica 2025
Categoria Jurado Cargo e Empresa
El Ojo Conteúdo Estela Oliveira Garcia Senior Manager de Creative Marketing, The Walt Disney Company Brasil
El Ojo Conteúdo José Ferraz Group Creative Director, Wieden+Kennedy São Paulo
El Ojo Conteúdo Marcelo Lourenço Cofundador e ECD, Coming Soon Lisboa (Portugal)
El Ojo Creative Commerce Dogura Kozonoe CCO, MRM Brasil
El Ojo Creative Commerce Luciana Haguiara Fundadora e CCO, Nation Brasil
El Ojo Creative Data / Inovação Lucas Feltes CEO, WT.AG
El Ojo Creative Data / Inovação Rafael Hessel Executive Creative Director, Druid Creative Gaming
El Ojo Design André Kassu Sócio e CCO, CP+B Brasil
El Ojo Design Fabiana 'Fafá' Falcão Diretora de Criação, TBWA\Media Arts Lab Brasil
El Ojo Digital & Social Caio Del Manto Cofundador, Euphoria Creative
El Ojo Digital & Social Filipe Cuvero CCO e Sócio-Criativo, D’OM
El Ojo Digital & Social Leonardo Oliveira Diretor Regional de Digital para a América Latina, Hogarth Worldwide
El Ojo Digital & Social Lucas Heck Líder criativo do WhatsApp, Meta (EUA)
El Ojo Directo Aline Noya Diretora de Criação, Bullet
El Ojo Directo Dani Ribeiro CCO, W/McCann
El Ojo Directo Daniela Ferrari Diretora de Marketing DTC, The Walt Disney Company América Latina (México)
El Ojo Directo Gustavo Victorino CCO, Talent
El Ojo Eficácia Alexandra Silveira Diretora de Criação e Estratégia, Hogarth Brasil
El Ojo Eficácia Raquel Messias Chief Strategy Officer, Lew’Lara\TBWA
El Ojo Experiência de Marca Benjamin Yung Presidente, DPZ Brasil
El Ojo Experiência de Marca Emerson Braga CCO, Propeg
El Ojo Film Henrique Del Lama VP de Criação, AlmapBBDO
El Ojo Film Rodrigo Almeida CCO, Artplan
El Ojo Film Vinicius Stanzione VP de Criação, Leo Burnett Tailor Made
El Ojo Gráfica / Produção Gráfica Amanda Lourenço Redatora, Agência NOVA
El Ojo Gráfica / Produção Gráfica Eduardo 'Duda' Salles Diretor Criativo Global, MullenLowe Global (Reino Unido)
El Ojo Gráfica / Produção Gráfica Luís Constantino CEO & CCO, Oliver América Latina
El Ojo Local / Melhores Ideias Alessandra Sadock ECD, WMcCann
El Ojo Local / Melhores Ideias Denon Oliveira Diretor Executivo de Criação, VML Brasil
El Ojo Local / Melhores Ideias Epaminondas Paulino Diretor Associado de Criação na Galeria.ag / Copresidente do Clube de Criação Brasil
El Ojo Local / Melhores Ideias Gabriela Guerra Diretora Criativa, Havas Health São Paulo
El Ojo Local / Melhores Ideias Isabela Levy Diretora de Reputação e Conexões Globais, LePub Brasil
El Ojo Local / Melhores Ideias Ito Andery Diretor Executivo, Dirty Work
El Ojo Local / Melhores Ideias James Feeler Fundador e Diretor Criativo Musical, Jamute
El Ojo Local / Melhores Ideias Kiko Borger Diretor Criativo, MullenLowe Brasil
El Ojo Local / Melhores Ideias Leo Avila Diretor de Criação, Santa Clara M+C Saatchi
El Ojo Local / Melhores Ideias Luciano Duarte Gerente Sênior de Soluções Criativas de Marca e Sócio, The Walt Disney Company América Latina
El Ojo Local / Melhores Ideias Paulo Blasioli Sócio e Diretor Criativo, Not So Impossible
El Ojo Local / Melhores Ideias Rafael Caldeira CCO, 404 Design
El Ojo Local / Melhores Ideias Ronan Rocha Vice-Presidente, Sellera.AI
El Ojo Local / Melhores Ideias Thamires Santos de Oliveira Estrategista de Marca, Droga5
El Ojo Local / Melhores Ideias Thiago Rodrigues Diretor, Pace
El Ojo Local / Melhores Ideias Violeta Kertész Noya CEO e Fundadora, bebot digital
El Ojo Local / Melhores Ideias Vitor Elman CCO Latam, Cappuccino / The Weber Shandwick Collective
El Ojo Local / Melhores Ideias Yuri Mussoly Diretor de Criação, DM9
El Ojo Media Armando Araujo CCO, We Brasil
El Ojo Media Brunno Torquato Head de Sucesso do Cliente, Agência Newton
El Ojo Novos Talentos Frederico Teixeira ECD, VML Brasil
El Ojo Novos Talentos João Resende Diretor de Criação, WMcCann
El Ojo Novos Talentos Lariza Zaidan Diretora de Cena, KAUS
El Ojo Novos Talentos Stephanie Wang Business Director, Zombie Studio
El Ojo Novos Talentos Ton Santos CEO, Agência Newton
El Ojo PR Adriano Chueiri Abdalla CCO, PROS
El Ojo PR Thiago Biazetto CCO, Tif Comunicação
El Ojo Produção Audiovisual Cesar Nery Diretor de Cena, MyMama Entertainment (Brasil/EUA)
El Ojo Produção Audiovisual Gustavo Gripe CEO e Diretor, Landscape
El Ojo Produção Audiovisual João Dornelas Sócio e Diretor de Cena, Saigon
El Ojo Produção Audiovisual Marcus Alqueres Diretor de Cinema, O2 Filmes
El Ojo Produção Audiovisual Nany Oliveira Diretora de Cena, Untitled
El Ojo Produção Audiovisual Nate Rabelo Diretora de Cena, Mercuria
El Ojo Produção Audiovisual Pity Lieutaud Head Executive Producer, Iconoclast Brasil
El Ojo Produção Audiovisual Regiani Pettinelli Produtora Executiva, Corazón Filmes
El Ojo Produção Audiovisual Silvana Princival Sócia e Diretora Executiva, Ça Va Art
El Ojo Produção de Áudio & Som Bia Ambrogi Presidente, Apro+Som
El Ojo Produção de Áudio & Som Eduardo Karas CCO e Diretor Musical, Canja
El Ojo Produção de Áudio & Som Henrique Tanji Maestro e Diretor Criativo, Bumblebeat
El Ojo Produção de Áudio & Som Matheus Peres Produtor Executivo Associado, Pingado Áudio
El Ojo Produção de Áudio & Som Matheus de Moraes Gugelmim Diretor de Projetos, Vox Haus
El Ojo Saúde & Pharma André Felix VP Criativo, Publicis Health Nova York (EUA)
El Ojo Saúde & Pharma Bernardo Romero Criador, Klick Health (EUA)
El Ojo Saúde & Pharma Denise Gallo Sócia e Diretora Executiva de Criação, Galeria
El Ojo Saúde & Pharma Gabriel Araujo Diretor Criativo, Havas Lynx (EUA)
El Ojo Saúde & Pharma Katia Leal Gerente Geral, Ogilvy Salud (Espanha)
El Ojo Sports Mauro Ramalho CCO, Publicis Brasil
El Ojo Sports Ricardo John CEO, ISLA
El Ojo Sustentável Aldo Pini Sócio e Chief Strategy Officer, LePub Brasil
El Ojo Sustentável Juliana Leite VP de Projetos Especiais e Conteúdo, Africa Creative DDB
El Ojo Sustentável Viviane Duarte CEO, Plano Consultoria
El Ojo Transformação Criativa / Tercer Ojo / Ideias Latinas Andrea Siqueira CCO e Sócia, Ampfy
El Ojo Via Pública Eduardo Marques CCO, VML Brasil
El Ojo Via Pública Otavio Schiavon VP de Criação, BETC Havas
Imagem do topo: Divulgação