Empresas concorrem na categoria Agência de propaganda da homenagem do propmark, que reconhecerá os melhores em dez áreas
Africa Creative, AlmapBBDO e DM9 foram as agências indicadas aos Melhores do ano do propmark, prêmio que tem o objetivo de reconhecer empresas e profissionais que se destacaram no mercado publicitário ao longo do ano — vote nos Melhores do Ano do propmark. Juntas, as três agências somaram 26 Leões conquistados no Cannes Lions 2023, incluindo um Titanium para a Africa.
Cannes à parte, por aqui, elas foram protagonistas de um mercado desafiador, muitas vezes incerto, é verdade, mas, mesmo assim, o que se viu em 2023 foi a criatividade se sobrepondo a todas as adversidades.
Marcio Santoro, copresidente e CEO da Africa Creative, lembra a mudança de nome da agência, de Africa para Africa Creative. Como conta o executivo, ‘trouxemos para nosso nome o que nos fez chegar aqui: criatividade’. “A consistência criativa é o nosso DNA. Sempre foi e sempre será”, frisa.
Além disso, Santoro destaca a presença da Africa Creative na lista das dez agências mais criativas do mundo, segundo o Cannes Lions. “Um trabalho de um time inteiro, diverso e unido por valores muito sólidos, que são a ambição criativa, capacidade de realização e foco no resultado”, diz.
Para 2024, Santoro afirma que a Africa Creative estará pautada pela ‘excelência, inovação e criatividade’. “Queremos nos aprimorar cada vez mais, buscando constantemente elevar o padrão de fazer publicidade e continuar atendendo às expectativas elevadas dos nossos clientes e da indústria mundial”.
Outra indicada, a DM9 vê 2023 como um ano de crescimento em todos os aspectos dos negócios. Em relação a novos clientes, por exemplo, a agência conquistou contas de peso, como iFood, Dasa e Whirlpool.
“Crescemos em relevância no mercado ao ganhar prêmios e reconhecimento nos festivais mais importantes de criatividade e efetividade, dando destaque ao Leão de Ouro em Cannes, ao GP no LIA e ao GP no CCSP”, afirmou Icaro Doria, copresidente e CCO da DM9.
Do Cannes Lions, a agência trouxe Ouro em Design com o trabalho “The cost of gold”, criado para a Urihi Yanomami Associação. O case, que chama a atenção para a crise humanitária do povo indígena provocada pelo garimpo ilegal, convidou os yanomami a produzirem e enviarem aos vencedores uma estatueta alternativa para o Oscar, obviamente, sem ouro.
“Isso é resultado do grande engajamento e energia de todos que trabalham na DM9 e querem ver a DM9 criando cultura e contribuindo diariamente para os nossos clientes e para o nosso país”, contou Doria.
Na AlmapBBDO, um dos principais motivos que fizeram a agência estar entre as três melhores do país, segundo a premiação do propmark, foi o foco em inovação, como sendo de ‘extrema relevância frente a um comportamento de consumo em constante mudança’.
Outro destaque, segundo a Almap, foi o crescimento em sua frente de performance, que já responde por 30% da operação. A agência passou ainda a oferecer soluções em Martech, ampliou sua atuação em Live Marketing e exportação de projetos de design para o mercado norte-americano.
No campo das campanhas, duas tiveram boas repercussões: o “Abrigo amigo”, feito para a Eletromidia – e premiado em Cannes –, e o case de 70 anos da Volkswagen, com Maria Rita e Elis Regina, por meio de inteligência artificial.
“Neste ano, de forma muito simbólica e legítima, conseguimos colocar em prática essa ‘obsessão’: as marcas dos nossos clientes progrediram, os negócios deles prosperaram, assim como o da agência. O progresso está intimamente relacionado a desafiar o status quo, e os nossos trabalhos que ganharam as ruas e os corações das pessoas foram protagonistas neste sentido”, disse Filipe Bartholomeu, presidente e CEO da AlmapBBDO.