Fernando Migrone fala sobre soluções alimentadas por IA e critica a pasteurização da publicidade

A empresa especializada em tecnologia para o atendimento ao consumidor Zendesk lançou o conceito ‘A revolution toward resolutions’ durante o ‘Relate 2025’, evento realizado na cidade de Las Vegas, em Nevada (EUA), entre os dias 25 e 27 de março. A incorporação da nova identidade visual ocorrerá de forma gradativa, até o dia 27 de agosto, quando culminará no ‘Zendesk Showcase’, em São Paulo.

“O posicionamento voltado para a resolução dos problemas dos clientes vem com força. É um diferencial de mercado junto com os agentes de IA, que vão potencializar a capacidade do atendimento”, prevê Fernando Migrone, vice-presidente de marketing da Zendesk para a América Latina, que conversou com o propmark em Las Vegas. Ele destaca soluções alimentadas por IA e critica a pasteurização da publicidade.

Como a Zendesk ajuda marcas e agências?
Ao longo dos anos, o mercado mudou muito, principalmente com a ascensão das mídias digitais. Isso favoreceu as decisões tomadas com base nos dados. Como profissional da área de marketing, enxergo benefícios para mensurar e conseguir ver os resultados.

Como fica a criatividade?
Perdemos um pouco da criatividade. Porque você acaba centrando no número, no KPI, no dado, e tudo começa a ficar muito parecido, muito igual. Muitas vezes, se esquece a parte da comunicação, do marketing, da mensagem, da criatividade, que ficou pasteurizada. Prevalecem os dados e os números sem levar em consideração a mensagem.

Como combater isso?
Há uma tentativa de se voltar, existem algumas marcas olhando mais para campanhas de comunicação, estratégias. Mas hoje estamos em uma fase de transição. Antes, estava muito para um lado, só o da criatividade, independentemente dos números. Agora, tudo foi para o lado só de números. Precisamos encontrar um balanço. É um desafio.

As ferramentas da Zendesk podem contribuir para esse equilíbrio?
Vejo a comunicação como um todo, então, penso que a Zendesk, o nosso coração, é justamente a experiência do consumidor. Customer experience é o que a gente faz. E um dos diferenciais que eu vejo é justamente você estar presente em todos os canais e conseguir centralizar a comunicação. Isso gera impacto na medida em que a empresa pode falar com o cliente no canal que ela deseja e da forma que ela necessita. Porque em cada meio, e a gente tem essa diversidade louca, a forma de se comunicar é diferente. No e-mail é de um jeito, no telefone ou redes sociais é de outro.

Leia a entrevista completa na edição do propmark de 14 de abril de 2025