Boa parte das maiores marcas nacionais e internacionais já aceita pagamentos com Bitcoins e outras moedas digitais, mas essa está longe de ser a única relação entre criptos e o posicionamento de marca
O posicionamento de uma marca é essencial não apenas ao seu crescimento no mercado, mas à sua sobrevivência. Também chamado de “branding”, a ideia é sempre aproximar o nome de uma empresa do consumidor, objetivo que pode ser atingido a partir de múltiplas estratégias de marketing.
Considerando a importância crescente das moedas digitais em todos os mercados, o que vai muito além da internet, é natural que as criptomoedas sejam uma questão a ser considerada pelas marcas, mas o que os valores da empresa dizem sobre o assunto? Há desafios e oportunidades nesse tema!
E é exatamente sobre desafios e oportunidades no mercado publicitário que vamos falar! Nos tópicos a seguir vamos explorar as mudanças no branding de empresas que abraçaram as criptomoedas e de que maneira essas estratégias servem ao propósito original do adequado posicionamento de marca.
Como as criptomoedas e o blockchain funcionam?
As criptomoedas são similares às moedas tradicionais, o que inclui flutuações de valores. Ou seja, para descobrir o quanto vale Bitcoin hoje USD, é necessário consultar plataformas de dados atualizados ao vivo, como a Binance. Elas surgiram com o objetivo de servir como uma alternativa descentralizada.
Já o termo “blockchain” se refere à tecnologia que possibilita a existência das moedas digitais e demais recursos, como os NFTs. Elas também seguem o princípio da descentralização, o que garante maior transparência nas transações online. Esses e outros conceitos devem ser compreendidos pelas marcas.
Quais são os desafios de branding relacionados às criptos?
Desde a necessidade de educar o público até o enfrentamento da volatilidade do mercado, as empresas precisam encontrar formas de equilibrar os riscos e os benefícios. Abaixo, exploramos os principais desafios que as marcas enfrentam ao adotar estratégias de branding relacionadas às criptomoedas.
Investimentos x demanda
Qualquer posicionamento de marca pede investimentos de tempo e dinheiro, o que pode apresentar um desafio quando a demanda resultante não é alta o suficiente para justificá-lo. No caso das criptos, o potencial é significativo, mas é preciso se certificar de que esses indivíduos são o seu público-alvo.
Desconfiança dos consumidores
Desinformações sobre criptomoedas são rampantes, com uma parcela do senso comum associando moedas digitais a atividades ilegais. Isso significa que o branding nesse sentido deve vir aliado da educação dos consumidores, explicando como as moedas digitais funcionam e como a marca irá usá-la.
Volatilidade do mercado
Como abordamos brevemente em um tópico passado, os valores das criptomoedas mudam com frequência, de forma mais rápida que as moedas tradicionais. Isso significa que qualquer investimento na área vai ser volátil, o que impacta diretamente no branding voltado ao blockchain e os Bitcoins.
Quais são as oportunidades de branding a partir das criptos?
Inovação tecnológica
Uma marca que associa suas atividades com as moedas digitais dá sinais de que está antenada com o que é novo nos espaços tecnológicos, o que é sempre positivo. Ao mesmo tempo em que se mantém os valores que trouxeram a marca até esse ponto, agrega-se ideias que facilitam as atividades online.
Parcerias com fintechs
“Fintech” é um termo derivado de “financial technology” e se refere às empresas que fazem uso de ferramentas como as inteligências artificiais, NFTs e, claro, criptomoedas. Realizar um posicionamento de marca nesse sentido permite que a empresa faça parceria com fintechs para o crescimento mútuo.
Marketing digital segmentado
Divulgar produtos para públicos mais propensos a consumi-los é sempre a escolha mais acertada, já que toda campanha pede investimentos. No caso das criptomoedas, o posicionamento de uma marca sinaliza ao público-alvo das tecnologias que a empresa tem espaço para os seus interesses exclusivos.
No caso específico das tecnologias de blockchain e criptomoedas, o branding adequado se torna essencial para que as empresas se conectem ao público que valoriza a descentralização da economia, impulsionando valores como a segurança, a inovação e, é claro, a transparência nas transações online.
Dessa forma, podemos concluir que as empresas que desejam se destacar nesse cenário precisam adaptar suas estratégias de branding para abraçar as mudanças que ele traz. Apesar dos desafios, como a volatilidade e a desconfiança do público, as oportunidades são imensas: desde a associação com inovação tecnológica até o acesso a públicos segmentados que valorizam transparência e modernidade.