Com o Sicredi, os associados não escolhem apenas um serviço financeiro, mas sim um amigo, um parceiro para acompanhar e apoiar objetivos de vida
Primeira cooperativa financeira do Brasil, o Sicredi começou em 2023 a maior estratégia de comunicação dos seus 120 anos de história. Sob o comando da diretora de marketing e experiência Cris Duclos, a marca estreita laços com os associados, que “não escolhem apenas um serviço financeiro, mas um amigo”, garante a executiva. Inspirado na toada de ‘Não quero dinheiro’, de Tim Maia, o mote ‘Não é só dinheiro, é ter com quem contar’ embala a expansão do negócio, que soma ativos de R$ 351,7 bilhões, mais da metade do cooperativismo de crédito no país. Campanhas e patrocínios, com ênfase para os esportes, conduzem a expansão da companhia gaúcha rumo à meta de chegar a dez milhões de associados até 2025. Em junho, alcançou oito milhões. E no primeiro trimestre de 2024 (até março), totalizou R$ 232,9 bilhões em depósitos.
Como está estruturado o marketing da marca?
Estou à frente da diretoria de marketing e experiência desde a sua criação, em março de 2023, com o objetivo de ampliar o conhecimento e a consideração da marca em todo o Brasil, e de melhorar cada vez mais a experiência phygital - física e digital - do nosso associado. Contamos com a superintendência de marketing e growth, que cuida dos temas de marca, reputação corporativa, redes sociais, endomarketing, conteúdo e site, marketing de negócio, growth e associação. A estratégia é direcionada para posicionar a marca por meio dos diferenciais do negócio, produtos e serviços, evoluindo o conhecimento, consideração e reputação corporativa. Também temos times de marketing nas cinco centrais e em mais de cem cooperativas. São mais de 300 profissionais que atuam na ponta, com profundo conhecimento dos nossos associados, responsáveis pela estratégia de marketing e comunicação local, conforme as especificidades de cada região.
Quais os parceiros de comunicação?
Desde janeiro de 2024, estamos com a Suno United Creators, responsável pela estratégia nacional, mas com atuação também por meio de núcleos regionais, os chamados Biomas. Trabalhamos com a InPress Porter Novelli em relações públicas e reputação; a Jotacom, em performance, conteúdo e influência; a Ímpar Comunicação, em comunicação interna; e a Kantar, que monitora a saúde da marca e acompanha as métricas de construção do posicionamento em âmbito nacional. Há outras agências de marketing e comunicação que apoiam as nossas centrais e cooperativas de forma regional e local. Esse trabalho realizado em conjunto contribui para um olhar integrado, dando força a uma mensagem única.
Qual é o conceito e assinatura trabalhados?
O Sicredi fez uma revisão do seu posicionamento e atributos da marca em 2023 e identificou que seu principal diferencial está na forma como se relaciona com os seus associados, de maneira humana e próxima, construindo relações de confiança. Enfatizamos esses aspectos: uma marca humana, confiável, comprometida com o desenvolvimento local e perto das pessoas. Com o Sicredi, os associados não escolhem apenas um serviço financeiro, mas sim um amigo, um parceiro para acompanhar e apoiar objetivos de vida. É o que transmitimos com o mote ‘É ter com quem contar’.
Leia a entrevista completa na edição do propmark do dia 15 de julho de 2024