Relatório global da DoubleVerify mostra que fraudes nas métricas seguem como uma preocupação para anunciantes

A DoubleVerify divulgou seu novo relatório 'Global Insights: Trends in the Modern Streaming Landscape', que traz uma leitura detalhada do cenário da publicidade em streaming de TV (CTV) em 2025.

O estudo combinou dados de medição proprietários com uma pesquisa global realizada com 22 mil consumidores para trazer um panorama sobre o avanço da mídia, e também os entraves que ainda limitam o segmento.

Em 2024, o volume de impressões de anúncios em CTV mostrou um crescimento de 66% em relação ao ano anterior, com destaque para mercados como Holanda, Indonésia e Cingapura.

No entanto, os resultados demonstram um alerta para a baixa transparência no ambiente: apenas metade das impressões contou com visibilidade total sobre os aplicativos em que os anúncios foram exibidos, criando 'pontos cegos'.

A prática conhecida como 'TV Off', roda anúncios mesmo com a TV desligada, se mostrou bastante comum. Segundo a DoubleVerify, a ausência de proteções adequadas pode resultar em um desperdício médio de US$ 700 mil para cada bilhão de impressões.

O avanço de bots, responsáveis por 65% das fraudes identificadas em CTV, também se destacou. A estimativa é que 4 milhões de dispositivos infectados gerem tráfego falso todos os dias, custando milhões de dólares aos anunciantes mensalmente.

Consumidores

O relatório também investiga as preferências do consumidor no ambiente de streaming e mostra que 41% dos usuários preferem assistir a conteúdos com anúncios do que pagar por assinaturas.

Além disso, conteúdos de formato longo, como séries, programas de TV e podcasts, são percebidos como ambientes mais favoráveis à construção de marca.

O gênero do conteúdo também tem impacto relevante: 64% dos entrevistados afirmam que ele influencia diretamente a forma como percebem as marcas anunciantes.

Visão dos profissionais

Um segundo levantamento conduzido com quase 2 mil profissionais de marketing revelou que 72% consideram que os anúncios em CTV superam as métricas básicas de suas campanhas, demonstrando um forte retorno sobre investimento.

Desses, 68% destacam a necessidade de mais transparência para justificar os custos do canal, e 63% relatam dificuldades em avaliar se suas campanhas estão realmente alcançando pessoas reais, o que pode ser um reflexo direto dos problemas de visibilidade e recorrência de fraudes.

Mesmo diante desses obstáculos, o otimismo com o canal permanece. Mais da metade dos profissionais ouvidos aumentou seus investimentos em CTV no último ano, e dois terços dos anunciantes que ainda não atuam no ambiente planejam iniciar campanhas nos próximos 12 meses.

“A falta de transparência, o aumento do comportamento malicioso e a ausência de padrões operacionais criam um ambiente no qual o desperdício de mídia se torna um problema crescente. Estes desafios podem ser superados com inovação e colaboração entre os players do setor”, destaca Mark Zagorski, CEO da DoubleVerify.

Foto de Glenn Carstens-Peters na Unsplash