Em meio ao lançamento do relatório anual de tendências, designer assume a cadeira de Kwame Taylor-Hayford

A organização britânica sem fins lucrativos Design and Art Direction (D&AD) anunciou nesta quinta-feira (18) a nomeação de Lisa Smith como nova presidente para o biênio 2025-2026, sucedendo Kwame Taylor-Hayford. A escolha acontece no mesmo momento em que a entidade divulga seu relatório anual de tendências em design.

Segundo a D&AD, a nomeação da executiva nova-iorquina reforça a “presença crescente da instituição nos Estados Unidos e seu compromisso em valorizar o trabalho criativo de classe mundial, além de incentivar novos talentos sem barreiras de origem, geografia ou avanços tecnológicos disruptivos”.

Lisa Smith, presidente do D&AD (Divulgação)

Atualmente, Lisa é global chief design officer da Uncommon Creative Studio, responsável pelo rebrand da EA Sports e campanhas como os 15 anos do Instagram com ‘ANYWAY’.

Na nova função, Lisa terá a missão de conduzir a D&AD em um momento de transformação do setor criativo. “As fronteiras entre disciplinas estão desaparecendo. Para enfrentar esse cenário, a indústria precisa priorizar a adaptabilidade em vez da tradição, investir em aprendizado contínuo, valorizar trajetórias não lineares e incentivar a colaboração inclusiva e multifuncional”, afirma a executiva.

63ª edição do ‘D&AD Annual & Trend Report’

A nomeação coincide com o lançamento da 63ª edição do ‘D&AD Annual’ e de seu ‘Trend Report’ complementar.

Produzido em parceria com a Jones Knowles Ritchie, o relatório anual é um recurso digital gratuito que reúne todos os trabalhos vencedores e finalistas do prêmio em 2025. A plataforma oferece entrevistas com vencedores e líderes da indústria, análises aprofundadas e bastidores de projetos criativos em publicidade e design.

Já o ‘Trend Report’ deste ano analisa tendências a partir de 30 mil trabalhos enviados ao prêmio por 86 países. Produzido com a consultoria The Thought Partnership, o documento apresenta seis grandes temas que marcam o ano:

  • Sea-Change Design: design voltado para crescimento, transformação e mudança de comportamento
  • The Emotive Screen: o papel dos games na inclusão, na mudança de percepções e no combate a vieses
  • Full-Service Creator: a ascensão de criadores como arquitetos de campanhas completas de marca
  • Unmistakably Human: ideias que valorizam o irracional, o estranho, o artesanal e o divertido
  • Brand DNA: a conexão entre herança e modernidade para criar marcas distintivas
  • Radical Candour: a honestidade como estratégia de marca para gerar confiança

O relatório também discute o impacto crescente da inteligência artificial na indústria criativa, com perspectivas sobre usos mais estratégicos da tecnologia e os caminhos que líderes acreditam que ela deve seguir.