Análise foi feita com base nos trabalhos vencedores da premiação deste ano, que teve recorde de inscrições

Com o número recorde de 13 mil inscrições na edição 2023, o D&AD apresentou ao mercado o seu relatório de tendências, que analisa temas que dominaram os trabalhos vencedores da premiação desde ano.

O documento, na verdade, é um catálogo de insights que foram coletados durante a análise do júri, além do impacto das mudanças culturais e sociais na sociedade.

No total, foram seis tendências apontadas no relatório — Joyful Surrealism, Open-Source Casting, Ownable Iconicity, Augmentation For All, Preserving the Past e Pay It Forward.

Há também uma visão de como a IA está desenvolvendo sua presença nos prêmios, bem como previsões sobre como essa tecnologia se desenvolverá na indústria criativa.

Em Joyful Surrealism, por exemplo, os trabalhos exploraram a criatividade, transportando o público para mundos com conceitos surreais. Isto foi demonstrado no trabalho vencedor do Black Pencil, "Pharrell Williams – Cash In Cash Out", um videoclipe que, segundo o D&AD, “ultrapassou os limites criativos da produção de vídeo com um mundo de fantasia realista”.

Já o Open-Source Casting é a tendência para atingir ‘pessoas reais’. O destaque, neste quesito, foi para a representatividade, que ficou evidente no trabalho"‘Encontros Inesperados", da BETC Paris para a Lacoste: a peça, que teve um casting que contemplou de bebês até octogenários, fez com que todos se encontrassem em momentos surpreendentes.

Veja aqui o Relatório de Tendências 2023 do D&AD