Festival também anunciou novas categorias que passam a fazer parte da premiação em 2026, que abre suas inscrições
O D&AD lançou um manifesto questionando o mercado com a seguinte provocação: a criatividade está morta ou viva? Para a organização do festival, a criatividade não está sendo roubada pela tecnologia, está sendo deixada de lado. O manifesto marca o início de uma nova era para o D&AD, que coloca a ação e a experimentação de volta ao centro da criatividade comercial.
A campanha criada em parceria com a Uncommon está sendo lançada ao mesmo tempo em que o festival revela os primeiros presidentes de júri da edição de 2026, cuja lista inclui três brasileiros, e também divulga novas categorias da premiação e abre suas inscrições.
Claudio Lima, da WOW Gaming Ventures, vai presidir os trabalhos em Gaming & Virtual Worlds; Dulcidio Caldeira, da Boiler Films Brazil, está em Production Design; e Gilvana Viana, da MugShot Brazil, conduzirá os trabalhos do júri de Sound Design & Use of Music.
As novas categorias do D&AD são: Brand Transformation; Cultural Influence e Sports Entertainment.
“Nosso novo manifesto de marca captura uma crença que permeia tudo o que fazemos, em nossos programas de prêmios, aprendizado e talentos, porque o futuro da criatividade comercial depende de manter vivo o espírito da criação", disse Donal Keenan, chief operating officer do D&AD.
"A criatividade hoje está mais descentralizada do que nunca, vinda de criadores, equipes internas e uma nova onda de estúdios independentes. Nosso papel é garantir que todas essas vozes estejam inspiradas para continuar impulsionando a excelência criativa. No entanto, em meio a essa abundância, a criatividade corre o risco de se diluir. As marcas estão encontrando mais dificuldades do que nunca para se destacar e realmente engajar o público, e é exatamente por isso que esta provocação é necessária”, completou.
As inscrições de trabalhos para a edição 2026 do D&AD serão abertas nesta quarta-feira (26) e seguem até 26 de março. Os vencedores serão revelados em 19 e 20 de maio, em Londres.