Criado pela agência FCB Nova York, "Dreamcaster" de Michelob Ultra é destaque em Cannes Lions e One Show

A DaHouse conquistou um Emmy Sports com o desenvolvimento tecnológico de áudio de "Dreamcaster", projeto criado pela agência FCB Nova York para Michelob Ultra.

A iniciativa usou som, tecnologia e inteligência artificial para colocar Cameron Black, um jornalista esportivo cego, como narrador de uma partida oficial dos playoffs da NBA, ao vivo, na TV.

O projeto transformou a captação binaural de áudio em uma linguagem sonora que fazia o jornalista sentir como se estivesse dentro da quadra, identificando onde e como cada jogada estava acontecendo. As imagens foram transformadas em dados transmitidos para um colete e uma mesa tátil, fazendo com que a união de todas as sensações formasse o cenário completo do jogo, permitindo a narração em tempo real.

"Gravamos várias horas de jogos em uma quadra de basquete, posicionando um microfone Sennheiser Ambeo VR em todas as posições possíveis. Isso resultou em milhões de possibilidades de som binaural, fornecendo uma linguagem para que Cameron pudesse literalmente "sentir o jogo"", explica Lucas Mayer, sócio e diretor musical da DaHouse.

"Este projeto foi a realização de um sonho para todos os envolvidos. Pela primeira vez na história do esporte, uma pessoa com deficiência visual não só pôde entender a velocidade e complexidade do jogo de basquete, mas também narrou a partida por três horas para milhares de fãs. Conseguimos, além disso, adaptar essa tecnologia para que todos possam acessá-la em dezenas de estádios por toda a América. O legado deste projeto é a promoção da acessibilidade e inclusão de pessoas cegas e baixa visão", afirma Thomas Mori, diretor de criação da FCB NY.

A DaHouse também foi nomeada Music and Sound Company of the Year no ADC Awards e foi a segunda mais premiada no One Show 2024. Além do Emmy, o projeto "Dreamcaster" também conquistou o Grand Prix de Entertainment Lions for Sport do Cannes Lions 2023.