Agência de marketing de influência Sotaq expande operação com estratégias que tiram influenciadores regionais do anonimato

A influenciadora Maria Lucia publicava vídeos com afazeres domésticos, o dia a dia dos animais e receitas típicas preparadas em seu sítio na cidade de Riachuelo, no Rio Grande do Norte. Foi descoberta pela agência de marketing de influência Sotaq e classificada na categoria de melhor uso de áudio para criação de conteúdo no TikTok Awards 2022, após participar da campanha #desafioevoluwill, do banco digital will bank, hoje com mais de nove milhões de clientes em todo o país.

“Exploramos a multicultura do Brasil, um país muito grande para trabalhar só com as mesmas pessoas. Trabalhar o regionalismo não é só colocar o chapéu de cangaceiro ou tomar um chimarrão. O conteúdo caricato ficou ultrapassado. O marketing precisa gerar conexão”, observa o CEO Vinicius Machado, que fundou a Sotaq há cinco anos.

Vinicius Machado, CEO da Sotaq: “Temos de ter cuidado com o que a gente influencia” (Divulgação)

A riqueza da diversidade regional fala alto. Influência com sotaque vem de berço. Machado é cearense. Está há cerca de quatro anos em São Paulo, mas já espalha a pronúncia de seu negócio. Além da sede em Fortaleza, que cuida da parte administrativa, acaba de abrir as portas de um escritório no bairro dos Jardins, região oeste da capital paulista, que abriga estratégia, marketing, atendimento e a área comercial.

A agência totaliza cerca de 60 profissionais, incluindo Daniela Miranda, que acaba de assumir como head de operações. Machado planeja o lançamento da ‘SouFan’, braço direcionado para as comunidades de fã clubes, os chamados fandoms.

Leia a matéria na íntegra na edição do propmark de 02 de junho de 2025