DDB e Mullen Lowe foram incorporadas pela TBWA; e a FCB, pela rede BBDO

A fusão do grupo Omnicom com o The Interpublic Group (IPG) resultou no encerramento das redes DDB e MullenLowe, incorporadas pela TBWA. A FCB teve o mesmo destino e foi absorvida pela BBDO. O anúncio foi feito em comunicado oficial nesta segunda-feira (1). Estima-se que mais de quatro mil pessoas sejam demitidas.

O negócio foi concluído no último dia 26 de novembro, após o término da última etapa regulatória ser aprovada pela União Europeia em 24 de novembro. O aval encerrou o processo anunciado em dezembro de 2024.

Egressa do IPG, a McCann permanece em operação. Daryl Lee, agora chairman, cedeu o cargo de CEO para Tyler Turnbull, antes CEO global da FCB. Andrés Ordóñez, que era CCO da FCB, passa a atuar como CCO global da McCann em substituição a Javier Campopiano, novo CCO global da Omnicom Advertising. Andrew Robertson continua como chairman da BBDO e Nancy Reyes segue na posição de CEO, enquanto Erin Riley prossegue como CEO da TBWA.

A estrutura de lideranças ainda tem: Florian Adamski (Omnicom Media), Chris Foster (Public Relations), Sergio Lopes (Production), Duncan Painter (Flywheel Commerce Network), Troy Ruhanen (Advertising), Michael Larson (Diversified Agency Services), Dana Maiman (Omnicom Health), Mark O’ Brien (Omnicom Branding) e Luke Taylor (Omnicom Precision Marketing).

John Wren e Philippe Krakowsky: connected capabilities (Reprodução)

“O conhecimento e dedicação do nosso time de lideranças e a promessa da nossa ‘connected capabilities’ nos posiciona de forma singular para esse momento de transição como um catalisador de crescimento inteligente - para nossas pessoas, nossos clientes e parceiros”, declara John Wren, chairman e CEO do grupo. O que ele chama de “connected capabilities” são áreas de trabalho do Omnicom idealizadas para otimizar recursos e soluções.

Ao lado de Wren, está Philippe Krakowsky e Daryl Simm, como copresidentes e COOs. Jacki Kelley (chief client & business officer), Andrea Lennon (client experience officer), George Manas (chief growth and solutions officer) e Phil Angelastro (EVP & CFO) também integram o alto escalão da empresa.

Juntas, as gigantes norte-americanas criam o maior conglomerado de comunicação do mundo, com receitas combinadas de US$ 25,6 bilhões, desbancando a liderança do britânico WPP, seguido do francês Publicis Groupe.

Ao término do acordo de troca de ações - um negócio avaliado em cerca de US$ 13 bilhões - o Omnicom ficou com 60,6% da nova empresa e o Interpublic, com a fatia restante de 39,4%. A expectativa é de que a transação gere sinergias de custos anuais da ordem de US$ 750 milhões.