Campanha é uma iniciativa do casal, que quer incentivar a conscientização sobre os sintomas da doença

Em janeiro deste ano, o casal Tiago Leifert e Diana Garbin veio a público para falar sobre o diagnóstico da filha Lua, à época com 11 meses: retinoblastoma bilateral. Dois tumores, um em cada olho, afetando a área da retina. É o câncer ocular mais comum na infância e 90% dos casos atingem crianças entre 0 e 5 anos.

Tiago e Daiana descobriram o retinoblastoma quando ele já estava num grau considerado avançado. “O que eu mais gostaria era de estar navegando na internet (...) e ter tido acesso a um vídeo de um casal dizendo o que está acontecendo com a filha deles”.

Hoje, um ano depois de o casal de jornalistas ter recebido a notícia mais difícil de suas vidas, eles decidiram lançaram a campanha De olho nos olhinhos, que terá uma vertente presencial e outra online.

O presencial será realizado no dia 17 de setembro, sábado, de 10h às 16h, no Parque do Ibirapuera, e contará com a presença de médicos voluntários que estarão disponíveis para tirar dúvidas sobre o retinoblastoma.

Serão montadas duas tendas com informações para os pais e familiares, que poderão entender melhor os principais sinais e sintomas, como pode ser feito o diagnóstico precoce, como fazer o “teste do flash” (um teste simples, feito com o celular e que pode salvar vidas), entre outros esclarecimentos.

Além disso, durante os próximos dias, Daiana realizará lives em seu canal no Instagram (@garbindaiana) entrevistando médicos, e o casal vai divulgar uma cartilha digital que pode ser compartilhada por celular.