Mais de 13,4 milhões de faixas geradas por IA foram identificadas pela plataforma em 2025
O streaming de música Deezer inicia a comercialização de sua ferramenta proprietária de detecção de inteligência artificial. Lançada há um ano, a tecnologia ajudou a identificar mais de 13,4 milhões de faixas geradas por IA na plataforma em 2025, além de mais de 60 mil uploads diários, o que equivale a aproximadamente 39% do total de canções recebidas diariamente.
A plataforma desmonetizou cerca de 85% dos streams de músicas geradas por IA. Esse conteúdo fraudulento foi ainda removido do fundo de royalties. Hoje, a música gerada por IA representa entre 1% e 3% dos streams na Deezer.
"A música gerada inteiramente por IA tornou-se quase indistinguível da criação humana e, com o fluxo contínuo de uploads para plataformas de streaming, nossa abordagem permanece honesta: transparência para os fãs e proteção dos direitos de artistas e compositores. Sabemos que a maioria das músicas geradas por IA são publicadas na Deezer com o objetivo de cometer fraudes, e continuamos a agir", avisa Alexis Lanternier, CEO da Deezer.
Estudo global da Deezer divulgado em novembro do ano passado mostrou que 97% das nove mil pessoas entrevistadas pela Ipsos em oito países não conseguiram diferenciar músicas criadas por humanos em comparação às faixas produzidas com IA. O treinamento de modelos com material protegido por direitos autorais e a flexibilização de leis de direitos autorais para facilitar o desenvolvimento da IA estão entre as principais preocupações apontadas pela Deezer, que integra a declaração global sobre treinamento de IA.
Quase 25% da receita dos criadores estará em risco até 2028, o que pode alcançar € 4 bilhões. A previsão é de um estudo realizado pela Confederação Internacional das Sociedades de Autores e Compositores (Cisac) e pela consultoria PMP Strategy, com a participação de players do setor, incluindo a Deezer.
A ferramenta de detecção de música por IA da Deezer é capaz, por exemplo, de identificar o uso dos modelos generativos Suno e Udio, e permite adicionar recursos em ferramentas similares, desde que haja acesso a exemplos de dados relevantes. A Deezer trabalha ainda no aprimoramento de um sistema com maior capacidade de generalização, que reconhece conteúdo feito com IA sem a necessidade de um conjunto específico de dados para treinamento.